Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Karla Dayane Santos Barreto-
dc.date.accessioned2024-09-26T20:23:29Z-
dc.date.available2024-09-26T20:23:29Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Karla Dayane Santos Barreto. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores: uma proposta de pesquisa-ação, Amargosa-BA. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3687-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA importância da literatura infantil na formação de alunos leitores: uma proposta de pesquisa-açãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta percurso da história da Literatura Infantil no Brasil e mundo e até se consolidar como importante recurso didático nas escolas para formação de leitores. Destaca-se a Literatura Infantil como uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação visto que esta oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam enveredar no mundo da leitura. Evidenciou-se nesta pesquisa o quanto é importante a mesma estar presente na sala de aula apresentando-a como uma grande aliada no processo de aquisição da leitura. Também foram apresentadas diferentes maneiras de trabalhar com a literatura e possíveis recursos, através de um projeto de pesquisa-ação. Desse modo, os objetivos dessa pesquisa foram os de: compreender como o trabalho com a literatura infantil pode ser um importante mecanismo de formação de leitores engajados e que desenvolvem um senso crítico sobre a realidade, refletir sobre práticas de incentivo à leitura por meio dos contos da literatura infantil e reconhecer as possibilidades de trabalho dentro dessa perspectiva. Através da pesquisa, constatou-se que a leitura proporciona ao leitor aprimorar seu caráter, sua personalidade, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto a exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que está inserido e das possibilidades de transformá-la.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Orrico, Nanci Rodrigues-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Perreira, Ivanete Gomes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importancia_Literatura_Formacao_TCC_2018.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.