Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3653
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Pré-escola na classe multisseriada: potencialidades e desafios no processo da construção da aprendizagem
metadata.dc.creator: Santana, Maíres Santos da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Référence bibliographique: SANTANA, Maires Santos da Silva. A pré-escola na classe multisseriada: potencialidades e desafios no processo da construção da aprendizagem, Amargosa-BA. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia apresenta um estudo que tem como objeto de pesquisa a pré-escola nas classes multisseriadas: potencialidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem da pré-escola na classe multisseriada. O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e foram empregados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em uma escola do campo objeto de estudo da pesquisa e um questionário realizado pela professora atuante na pré-escola na classe multisseriada observada. Diante da obrigatoriedade da pré-escola, as crianças das comunidades rurais têm sua primeira entrada no espaço escolar a partir dos quatro anos de idade. Para que elas não sejam deslocadas para a cidade, são imersos nas salas multisseriadas; devido à pouca quantidade de alunos o poder público formata as salas com essa configuração. No entanto, ao atuar nas escolas do campo, em específico na escola pesquisada, encontra-se alguns dilemas: em termos de espaço, a escola não possui estrutura para as crianças se locomoverem, falta de brinquedos que são essenciais na construção da aprendizagem das crianças da Educação Infantil; outro aspecto é a falta de formações especificas para atuar nas classes multisseriadas desde formação inicial e continuada. Sem esse conhecimento prévio, os professores sentem-se despreparados para conduzir sua prática pedagógica e acabam ministrando uma aula que não condiz com a realidade das crianças e atendendo as aprendizagens essenciais para a Educação Infantil. A multissérie contribui para a permanência das crianças em suas próprias comunidades e que as escolas do campo também não sejam fechadas. Mesmo diante das dificuldades da professora e das condições de trabalho apresentadas, a classe multisseriada possibilita aprendizagens significativas no processo formativo da Educação Infantil a partir das trocas de saberes e conhecimentos que são compartilhados entre eles na sala de aula. As trocas de diálogos, ajuda nas atividades pedagógicas e nas brincadeiras que se materializam entre eles, fortalecem e contribuem no processo de ensino e aprendizagem da pré-escola.
Mots-clés: Classe multisseriada
Educação do campo
Prática pedagógica
Pré-escola
Práticas de ensino
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T14:08:54Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3653
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Pre_Escola_Classe_Multiseriada_TCC_2022.pdf1,05 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.