Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3653
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | A Pré-escola na classe multisseriada: potencialidades e desafios no processo da construção da aprendizagem |
Autor(es): | Santana, Maíres Santos da Silva |
Orientador(a): | Cordeiro, Karina de Oliveira Santos |
Membro(a) da banca: | Silva, Luana Patrícia Costa |
Membro(a) da banca: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Referência: | SANTANA, Maires Santos da Silva. A pré-escola na classe multisseriada: potencialidades e desafios no processo da construção da aprendizagem, Amargosa-BA. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
Resumo: | Esta monografia apresenta um estudo que tem como objeto de pesquisa a pré-escola nas classes multisseriadas: potencialidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem da pré-escola na classe multisseriada. O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e foram empregados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em uma escola do campo objeto de estudo da pesquisa e um questionário realizado pela professora atuante na pré-escola na classe multisseriada observada. Diante da obrigatoriedade da pré-escola, as crianças das comunidades rurais têm sua primeira entrada no espaço escolar a partir dos quatro anos de idade. Para que elas não sejam deslocadas para a cidade, são imersos nas salas multisseriadas; devido à pouca quantidade de alunos o poder público formata as salas com essa configuração. No entanto, ao atuar nas escolas do campo, em específico na escola pesquisada, encontra-se alguns dilemas: em termos de espaço, a escola não possui estrutura para as crianças se locomoverem, falta de brinquedos que são essenciais na construção da aprendizagem das crianças da Educação Infantil; outro aspecto é a falta de formações especificas para atuar nas classes multisseriadas desde formação inicial e continuada. Sem esse conhecimento prévio, os professores sentem-se despreparados para conduzir sua prática pedagógica e acabam ministrando uma aula que não condiz com a realidade das crianças e atendendo as aprendizagens essenciais para a Educação Infantil. A multissérie contribui para a permanência das crianças em suas próprias comunidades e que as escolas do campo também não sejam fechadas. Mesmo diante das dificuldades da professora e das condições de trabalho apresentadas, a classe multisseriada possibilita aprendizagens significativas no processo formativo da Educação Infantil a partir das trocas de saberes e conhecimentos que são compartilhados entre eles na sala de aula. As trocas de diálogos, ajuda nas atividades pedagógicas e nas brincadeiras que se materializam entre eles, fortalecem e contribuem no processo de ensino e aprendizagem da pré-escola. |
Palavras-chave: | Classe multisseriada Educação do campo Prática pedagógica Pré-escola Práticas de ensino |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-26T14:08:54Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3653 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pre_Escola_Classe_Multiseriada_TCC_2022.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.