Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3624
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Vamos brincar? Contribuições do lúdico no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil em uma escola de Amargosa-BA
metadata.dc.creator: Santos, Joseane de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Sabrina Torres
metadata.dc.contributor.referee1: Cordeiro, karina de Oliveira Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Rafaela Sousa
Référence bibliographique: SANTOS, Joseane de Jesus. Vamos brincar? Contribuições do lúdico no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil em uma escola de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O brincar é uma prática comum na infância, é por meio dele que as crianças se divertem e ao mesmo tempo se desenvolvem. O jogo, a brincadeira e o brinquedo proporcionam as crianças momentos ricos em conhecimento, e que podem ajudar o educador em sua prática de ensino, uma vez que oportunizam uma diversidade de atividade, as quais as crianças já estão familiarizadas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi observar as contribuições das atividades lúdicas e da mediação do professor no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e caráter exploratório. As informações contidas neste trabalho foram coletadas através de um estudo bibliográfico, conduzidos por observações e entrevistas com professoras do ensino infantil de uma dada escola do município de Amargosa-Ba. Os resultados mostram que quando os professores proporcionavam aos alunos atividades lúdicas, estas contribuíram significativamente na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Acreditamos que a ação da brincadeira na educação infantil se constitui como um recurso pedagógico estimulador de conhecimento para a criança, permitindo aos educadores vivenciarem um método que contribui na formação e gera satisfação nas crianças no momento do aprender.
Mots-clés: Educação Infantil
Educação lúdica
Ensino-aprendizagem
Jogos educativos
Résumé: Playing is a common practice in childhood, it is through it that children have fun and at the same time develop. The game, the play and toy provide children with rich knowledge moments that can assist the educator in teaching practice as they provide a diversity of activity which children are already familiar with. Therefore, the objective of this research was to observe the contributions of play activities in the learning process of children in early childhood education. It´s a research of a qualitative and exploratory nature. The information contained in this study was collected through a bibliographical study, conducted by interviews and interviews with teachers of children's education at a school in Amargosa-Ba. The results show that when teachers provided students with play activities, they contributed significantly to the learning and development of children. We believe that the role of play in childhood education constitutes a pedagogical resource that stimulates knowledge for the child, allowing educators to experience a method that contributes to the formation and generates satisfaction in the children in the same time of learning.
metadata.dc.subject.en: Children's education
Playful education
Teaching-learning
Educational games
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 20-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T21:11:14Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3624
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Vamos_Brincar_Contribuicoes_TCC_2019.pdf355,43 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.