Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3624
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Vamos brincar? Contribuições do lúdico no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil em uma escola de Amargosa-BA |
metadata.dc.creator: | Santos, Joseane de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gomes, Sabrina Torres |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cordeiro, karina de Oliveira Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guimarães, Rafaela Sousa |
Citación : | SANTOS, Joseane de Jesus. Vamos brincar? Contribuições do lúdico no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil em uma escola de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O brincar é uma prática comum na infância, é por meio dele que as crianças se divertem e ao mesmo tempo se desenvolvem. O jogo, a brincadeira e o brinquedo proporcionam as crianças momentos ricos em conhecimento, e que podem ajudar o educador em sua prática de ensino, uma vez que oportunizam uma diversidade de atividade, as quais as crianças já estão familiarizadas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi observar as contribuições das atividades lúdicas e da mediação do professor no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e caráter exploratório. As informações contidas neste trabalho foram coletadas através de um estudo bibliográfico, conduzidos por observações e entrevistas com professoras do ensino infantil de uma dada escola do município de Amargosa-Ba. Os resultados mostram que quando os professores proporcionavam aos alunos atividades lúdicas, estas contribuíram significativamente na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Acreditamos que a ação da brincadeira na educação infantil se constitui como um recurso pedagógico estimulador de conhecimento para a criança, permitindo aos educadores vivenciarem um método que contribui na formação e gera satisfação nas crianças no momento do aprender. |
Palabras clave : | Educação Infantil Educação lúdica Ensino-aprendizagem Jogos educativos |
Resumen : | Playing is a common practice in childhood, it is through it that children have fun and at the same time develop. The game, the play and toy provide children with rich knowledge moments that can assist the educator in teaching practice as they provide a diversity of activity which children are already familiar with. Therefore, the objective of this research was to observe the contributions of play activities in the learning process of children in early childhood education. It´s a research of a qualitative and exploratory nature. The information contained in this study was collected through a bibliographical study, conducted by interviews and interviews with teachers of children's education at a school in Amargosa-Ba. The results show that when teachers provided students with play activities, they contributed significantly to the learning and development of children. We believe that the role of play in childhood education constitutes a pedagogical resource that stimulates knowledge for the child, allowing educators to experience a method that contributes to the formation and generates satisfaction in the children in the same time of learning. |
metadata.dc.subject.en: | Children's education Playful education Teaching-learning Educational games |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 20-feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-24T21:11:14Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3624 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vamos_Brincar_Contribuicoes_TCC_2019.pdf | 355,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.