Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3602
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Reflexões sobre a construção da identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a educação popular
metadata.dc.creator: Jesus, Edson Carlos Andrade de
Conseiller(ère): Santos, Andreia Barbosa dos
Membre du jury: Silva, Iria Vannucci Barbosa da
Membre du jury: Avelino, Priscila Gomes Dornelles
Référence bibliographique: JESUS, Edson Carlos Andrade de. Reflexões sobre a construção da identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a educação popular, Amargosa-BA. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Résumé: O presente trabalho monográfico tem como objetivo apresentar reflexões acerca da construção de identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, estabelecemos diálogos com uma escola pública na cidade de Amargosa/Bahia na perspectiva de analisar elementos das relações de gênero em seu interior e como os mesmos são percebidos e acolhidos no dia-a-dia escolar. Realizamos pesquisa de cunho qualitativo com imersão em campo. Os referenciais teóricos desta monografia são os estudos de Brandão (1981), Louro (2022) e Silva (2014). Acreditamos que o presente trabalho pode contribuir com o debate da construção da identidade de gênero. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de incentivos por parte de políticas educacionais de formação para o avanço nas discussões e superação dos desafios conceituais reproduzidos historicamente em nossa sociedade. Nessa perspectiva, a Educação Popular se apresenta como uma concepção de educação importante no que tange seus princípios dialógicos e propositivos na formação de educadores e no diálogo com a comunidade, podendo assim contribuir em aproximações de profissionais e comunidade escolar em relações democráticas e respeitosas no que diz respeito às diferenças de gênero nas escolas.
Mots-clés: Educação - Ensino fundamental
Identidade de gênero
Estudo de gênero
Política educacional
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2024-09-23T20:39:27Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3602
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Reflexoes_Construcao_Identidade_TCC_2024.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.