Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Reflexões sobre a construção da identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a educação popular
metadata.dc.creator: Jesus, Edson Carlos Andrade de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Iria Vannucci Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Avelino, Priscila Gomes Dornelles
Citación : JESUS, Edson Carlos Andrade de. Reflexões sobre a construção da identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a educação popular, Amargosa-BA. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo apresentar reflexões acerca da construção de identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, estabelecemos diálogos com uma escola pública na cidade de Amargosa/Bahia na perspectiva de analisar elementos das relações de gênero em seu interior e como os mesmos são percebidos e acolhidos no dia-a-dia escolar. Realizamos pesquisa de cunho qualitativo com imersão em campo. Os referenciais teóricos desta monografia são os estudos de Brandão (1981), Louro (2022) e Silva (2014). Acreditamos que o presente trabalho pode contribuir com o debate da construção da identidade de gênero. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de incentivos por parte de políticas educacionais de formação para o avanço nas discussões e superação dos desafios conceituais reproduzidos historicamente em nossa sociedade. Nessa perspectiva, a Educação Popular se apresenta como uma concepção de educação importante no que tange seus princípios dialógicos e propositivos na formação de educadores e no diálogo com a comunidade, podendo assim contribuir em aproximações de profissionais e comunidade escolar em relações democráticas e respeitosas no que diz respeito às diferenças de gênero nas escolas.
Palabras clave : Educação - Ensino fundamental
Identidade de gênero
Estudo de gênero
Política educacional
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-23T20:39:27Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3602
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