Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Edson Carlos Andrade de-
dc.date.accessioned2024-09-23T20:39:27Z-
dc.date.available2024-09-23T20:39:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationJESUS, Edson Carlos Andrade de. Reflexões sobre a construção da identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a educação popular, Amargosa-BA. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3602-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectEstudo de gêneropt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleReflexões sobre a construção da identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a educação popularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como objetivo apresentar reflexões acerca da construção de identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, estabelecemos diálogos com uma escola pública na cidade de Amargosa/Bahia na perspectiva de analisar elementos das relações de gênero em seu interior e como os mesmos são percebidos e acolhidos no dia-a-dia escolar. Realizamos pesquisa de cunho qualitativo com imersão em campo. Os referenciais teóricos desta monografia são os estudos de Brandão (1981), Louro (2022) e Silva (2014). Acreditamos que o presente trabalho pode contribuir com o debate da construção da identidade de gênero. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de incentivos por parte de políticas educacionais de formação para o avanço nas discussões e superação dos desafios conceituais reproduzidos historicamente em nossa sociedade. Nessa perspectiva, a Educação Popular se apresenta como uma concepção de educação importante no que tange seus princípios dialógicos e propositivos na formação de educadores e no diálogo com a comunidade, podendo assim contribuir em aproximações de profissionais e comunidade escolar em relações democráticas e respeitosas no que diz respeito às diferenças de gênero nas escolas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Andreia Barbosa dos-
dc.contributor.referee1Silva, Iria Vannucci Barbosa da-
dc.contributor.referee2Avelino, Priscila Gomes Dornelles-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpt_BR
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