Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Edson Carlos Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T20:39:27Z | - |
dc.date.available | 2024-09-23T20:39:27Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Edson Carlos Andrade de. Reflexões sobre a construção da identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a educação popular, Amargosa-BA. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3602 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Estudo de gênero | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a construção da identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a educação popular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico tem como objetivo apresentar reflexões acerca da construção de identidade de gênero em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, estabelecemos diálogos com uma escola pública na cidade de Amargosa/Bahia na perspectiva de analisar elementos das relações de gênero em seu interior e como os mesmos são percebidos e acolhidos no dia-a-dia escolar. Realizamos pesquisa de cunho qualitativo com imersão em campo. Os referenciais teóricos desta monografia são os estudos de Brandão (1981), Louro (2022) e Silva (2014). Acreditamos que o presente trabalho pode contribuir com o debate da construção da identidade de gênero. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de incentivos por parte de políticas educacionais de formação para o avanço nas discussões e superação dos desafios conceituais reproduzidos historicamente em nossa sociedade. Nessa perspectiva, a Educação Popular se apresenta como uma concepção de educação importante no que tange seus princípios dialógicos e propositivos na formação de educadores e no diálogo com a comunidade, podendo assim contribuir em aproximações de profissionais e comunidade escolar em relações democráticas e respeitosas no que diz respeito às diferenças de gênero nas escolas. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Andreia Barbosa dos | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Iria Vannucci Barbosa da | - |
dc.contributor.referee2 | Avelino, Priscila Gomes Dornelles | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexoes_Construcao_Identidade_TCC_2024.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.