Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: O uso de estratégias investigativas como ferramentas didático-pedagógicas para o ensino da matemática na educação do campo
metadata.dc.creator: Lima, João Evangelista
Rocha, Rosana Brito Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Porto, Klayton Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Rita de Cácia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Luana Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa para o ensino do conteúdo frações em turmas do 6º ano de escolas do campo. A sequência didática investigativa é composta pelos seguintes instrumentos e estratégias: pré-teste, aulas investigativas sobre o conteúdo de frações, aulas escritas por meio de resoluções de problemas, jogo de dominó de frações. A metodologia tem uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa, para isso recorremos aos autores Cardart et al. (2012), Dante (1998; 2010), Porto (2018), Zabala (1998; 2000), dentre outros, para fundamentar a construção e apresentação da sequência didática investigativa elaborada. Esperamos que a sequência didática contribua para melhorar a qualidade do ensino de matemática na Educação do campo, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo frações nas turmas em que ela for aplicada.
Mots-clés: Sequência didática investigativa
Estratégias investigativas
Ensino de matemática
Educação do campo
Ferramentas didático-pedagógicas
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Date de publication: 27-mai-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:28:09Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
Collection(s) :CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Estrategias_Investigativas_Ferramentas_TCC_2021.pdf744,85 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.