Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, João Evangelista-
dc.creatorRocha, Rosana Brito Lima-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:28:09Z-
dc.date.available2024-09-17T16:28:09Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didática investigativapt_BR
dc.subjectEstratégias investigativaspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFerramentas didático-pedagógicaspt_BR
dc.titleO uso de estratégias investigativas como ferramentas didático-pedagógicas para o ensino da matemática na educação do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa para o ensino do conteúdo frações em turmas do 6º ano de escolas do campo. A sequência didática investigativa é composta pelos seguintes instrumentos e estratégias: pré-teste, aulas investigativas sobre o conteúdo de frações, aulas escritas por meio de resoluções de problemas, jogo de dominó de frações. A metodologia tem uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa, para isso recorremos aos autores Cardart et al. (2012), Dante (1998; 2010), Porto (2018), Zabala (1998; 2000), dentre outros, para fundamentar a construção e apresentação da sequência didática investigativa elaborada. Esperamos que a sequência didática contribua para melhorar a qualidade do ensino de matemática na Educação do campo, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo frações nas turmas em que ela for aplicada.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Klayton Santana-
dc.contributor.referee1Chagas, Rita de Cácia dos Santos-
dc.contributor.referee2Santana, Luana Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estrategias_Investigativas_Ferramentas_TCC_2021.pdf744,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.