Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O uso de estratégias investigativas como ferramentas didático-pedagógicas para o ensino da matemática na educação do campo |
Autor(es): | Lima, João Evangelista Rocha, Rosana Brito Lima |
Orientador(a): | Porto, Klayton Santana |
Membro(a) da banca: | Chagas, Rita de Cácia dos Santos |
Membro(a) da banca: | Santana, Luana Silva |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa para o ensino do conteúdo frações em turmas do 6º ano de escolas do campo. A sequência didática investigativa é composta pelos seguintes instrumentos e estratégias: pré-teste, aulas investigativas sobre o conteúdo de frações, aulas escritas por meio de resoluções de problemas, jogo de dominó de frações. A metodologia tem uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa, para isso recorremos aos autores Cardart et al. (2012), Dante (1998; 2010), Porto (2018), Zabala (1998; 2000), dentre outros, para fundamentar a construção e apresentação da sequência didática investigativa elaborada. Esperamos que a sequência didática contribua para melhorar a qualidade do ensino de matemática na Educação do campo, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo frações nas turmas em que ela for aplicada. |
Palavras-chave: | Sequência didática investigativa Estratégias investigativas Ensino de matemática Educação do campo Ferramentas didático-pedagógicas |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Data do documento: | 27-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-17T16:28:09Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estrategias_Investigativas_Ferramentas_TCC_2021.pdf | 744,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.