Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : O uso de estratégias investigativas como ferramentas didático-pedagógicas para o ensino da matemática na educação do campo
metadata.dc.creator: Lima, João Evangelista
Rocha, Rosana Brito Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Porto, Klayton Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Rita de Cácia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Luana Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa para o ensino do conteúdo frações em turmas do 6º ano de escolas do campo. A sequência didática investigativa é composta pelos seguintes instrumentos e estratégias: pré-teste, aulas investigativas sobre o conteúdo de frações, aulas escritas por meio de resoluções de problemas, jogo de dominó de frações. A metodologia tem uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa, para isso recorremos aos autores Cardart et al. (2012), Dante (1998; 2010), Porto (2018), Zabala (1998; 2000), dentre outros, para fundamentar a construção e apresentação da sequência didática investigativa elaborada. Esperamos que a sequência didática contribua para melhorar a qualidade do ensino de matemática na Educação do campo, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo frações nas turmas em que ela for aplicada.
Palabras clave : Sequência didática investigativa
Estratégias investigativas
Ensino de matemática
Educação do campo
Ferramentas didático-pedagógicas
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Fecha de publicación : 27-may-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:28:09Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
Aparece en las colecciones: CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Estrategias_Investigativas_Ferramentas_TCC_2021.pdf744,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.