Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3453
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Um estudo sobre as práticas pedagógicas na Escola Municipal Artur de Almeida Passos
Autor(es): Santos, Adrielly Pereira dos
Orientador(a): Silva, Luana Patrícia Costa
Membro(a) da banca: Santos, Andréia Barbosa dos
Membro(a) da banca: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Referência: SANTOS, Adrielly Pereira dos. Um estudo sobre as práticas pedagógicas na Escola Municipal Artur de Almeida Passos, Amargosa-BA. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
Resumo: Esta monografia visa identificar se as práticas pedagógicas da Escola Municipal Artur de Almeida Passos, localizada na comunidade camponesa do Tabuleiro da Lagoa Queimada, na cidade de Amargosa- Bahia dialogam com a realidade da comunidade referida. A abordagem escolhida para a pesquisa foi de ordem qualitativa, tendo como método a pesquisa de campo, utilizando como instrumentos de pesquisa: observação, diário de campo e entrevista com um professor da rede de ensino municipal a fim de obter respostas para as questões que surgem durante o período de observação. Para embasamento teórico sobre a perspectiva da Educação do Campo usou-se como base os estudos de Arroyo (2007); Caldart (2009); Cunha (2009); Hage (2011); Molina (2014) entre outros. Para a perspectiva das práticas pedagógicas apoiou-se nos estudos de Freire (1987;1996); Libâneo (2005); Zabala (2014) entre outros, fazendo uma reflexão com o conhecimento já existente sobre o tema e a realidade encontrada na coleta de dados. Os resultados alcançados através das análises dos dados demonstram os objetivos foram obtidos, pois ficou perceptível através das reflexões feitas que as práticas pedagógicas não dialogam com a realidade da comunidade referida. Com base nas considerações apresentadas nesta pesquisa salienta-se a sua relevância para o cenário educacional, pois apresenta práticas pedagógicas que devem ser remodeladas para o ensino no campo.
Palavras-chave: Educação do Campo
Práticas pedagógicas
Desafios
Educandos
Professores - Formação
Práticas de ensino
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 31-Mai-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-09T14:37:02Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3453
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo_Praticas_Pedagogicas_TCC_2023.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.