Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3438
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na educação de jovens, adultos e idosos: uma abordagem sob o olhar dos professores do Colégio Dr. Julival Rebouças em Mutuípe-Bahia
metadata.dc.creator: Santos, Jamille Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas , Gilsélia Macêdo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Clark, Geórgia Nelly
Référence bibliographique: SANTOS, Jamille Pereira dos. Desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na educação de jovens, adultos e idosos: uma abordagem sob o olhar dos professores do Colégio Dr. Julival Rebouças em Mutuípe-Bahia, Amargosa-BA. 2019. 71 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma reflexão sobre os desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Tem como objetivo compreender de que forma acontecem os processos de alfabetização e letramento no segmento I da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A pesquisa teve como referência empírica uma Escola Municipal de Mutuípe – Bahia, situada na sede do município. Os sujeitos da pesquisa foram constituidos por dois professores da Educação de Jovens e Adultos. Assim, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo e utilizando como técnicas de recolha de dados, a observação e a entrevista semiestruturada, realizada com os professores. Em toda a pesquisa a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Freire (1989), Deslandes (1994), Tfouni (2006), Soares (2001), Gatti (2012), Haddad (2000), Di Pierro (2000), entre outros que contribuíram com estudos e reflexões sobre a temática. Pelos dados e análises realizadas foi possível perceber que os sujeitos da pesquisa compreendem que os processos de alfabetização e letramento apresentam conceitos distintos, porém se complementam, reafirmando as concepções dos teóricos estudados. A pesquisa evidencia que a prática pedagógica dos professores pesquisados tem contribuído consubstancialmente para alfabetizar e letrar os estudantes e que essas práticas estão voltadas para a valorização dos conhecimentos prévios dos sujeitos envolvidos, suas singularidades e vivências. Porém, a pesquisa ainda aponta, para a necessidade de propostas e políticas públicas que valorizem os estudantes da EJAI em suas diversidades.
Mots-clés: Educação - Jovem e adulto
Prática pedagógica
Alfabetização
Letramento
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 27-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T21:15:40Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3438
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Desafios_Possibilidades_Processo_TCC_2019.pdf790,9 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.