Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3438
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na educação de jovens, adultos e idosos: uma abordagem sob o olhar dos professores do Colégio Dr. Julival Rebouças em Mutuípe-Bahia |
metadata.dc.creator: | Santos, Jamille Pereira dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas , Gilsélia Macêdo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Clark, Geórgia Nelly |
Citation: | SANTOS, Jamille Pereira dos. Desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na educação de jovens, adultos e idosos: uma abordagem sob o olhar dos professores do Colégio Dr. Julival Rebouças em Mutuípe-Bahia, Amargosa-BA. 2019. 71 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma reflexão sobre os desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Tem como objetivo compreender de que forma acontecem os processos de alfabetização e letramento no segmento I da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A pesquisa teve como referência empírica uma Escola Municipal de Mutuípe – Bahia, situada na sede do município. Os sujeitos da pesquisa foram constituidos por dois professores da Educação de Jovens e Adultos. Assim, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo e utilizando como técnicas de recolha de dados, a observação e a entrevista semiestruturada, realizada com os professores. Em toda a pesquisa a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Freire (1989), Deslandes (1994), Tfouni (2006), Soares (2001), Gatti (2012), Haddad (2000), Di Pierro (2000), entre outros que contribuíram com estudos e reflexões sobre a temática. Pelos dados e análises realizadas foi possível perceber que os sujeitos da pesquisa compreendem que os processos de alfabetização e letramento apresentam conceitos distintos, porém se complementam, reafirmando as concepções dos teóricos estudados. A pesquisa evidencia que a prática pedagógica dos professores pesquisados tem contribuído consubstancialmente para alfabetizar e letrar os estudantes e que essas práticas estão voltadas para a valorização dos conhecimentos prévios dos sujeitos envolvidos, suas singularidades e vivências. Porém, a pesquisa ainda aponta, para a necessidade de propostas e políticas públicas que valorizem os estudantes da EJAI em suas diversidades. |
Keywords: | Educação - Jovem e adulto Prática pedagógica Alfabetização Letramento |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 27-Feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T21:15:40Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3438 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desafios_Possibilidades_Processo_TCC_2019.pdf | 790,9 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.