Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Jamille Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T21:15:40Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T21:15:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jamille Pereira dos. Desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na educação de jovens, adultos e idosos: uma abordagem sob o olhar dos professores do Colégio Dr. Julival Rebouças em Mutuípe-Bahia, Amargosa-BA. 2019. 71 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3438 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Jovem e adulto | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na educação de jovens, adultos e idosos: uma abordagem sob o olhar dos professores do Colégio Dr. Julival Rebouças em Mutuípe-Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma reflexão sobre os desafios e possibilidades do processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Tem como objetivo compreender de que forma acontecem os processos de alfabetização e letramento no segmento I da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A pesquisa teve como referência empírica uma Escola Municipal de Mutuípe – Bahia, situada na sede do município. Os sujeitos da pesquisa foram constituidos por dois professores da Educação de Jovens e Adultos. Assim, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo e utilizando como técnicas de recolha de dados, a observação e a entrevista semiestruturada, realizada com os professores. Em toda a pesquisa a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Freire (1989), Deslandes (1994), Tfouni (2006), Soares (2001), Gatti (2012), Haddad (2000), Di Pierro (2000), entre outros que contribuíram com estudos e reflexões sobre a temática. Pelos dados e análises realizadas foi possível perceber que os sujeitos da pesquisa compreendem que os processos de alfabetização e letramento apresentam conceitos distintos, porém se complementam, reafirmando as concepções dos teóricos estudados. A pesquisa evidencia que a prática pedagógica dos professores pesquisados tem contribuído consubstancialmente para alfabetizar e letrar os estudantes e que essas práticas estão voltadas para a valorização dos conhecimentos prévios dos sujeitos envolvidos, suas singularidades e vivências. Porém, a pesquisa ainda aponta, para a necessidade de propostas e políticas públicas que valorizem os estudantes da EJAI em suas diversidades. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee1 | Freitas , Gilsélia Macêdo Cardoso | - |
dc.contributor.referee2 | Clark, Geórgia Nelly | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios_Possibilidades_Processo_TCC_2019.pdf | 790,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.