Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A creche enquanto espaço de aprendizagem: educar e cuidar como práticas indissociáveis
metadata.dc.creator: Anjos, Ana Carla de Jesus dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Sabrina
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Nilda dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fernando Henrique Tisque dos
Citación : ANJOS, Ana Carla de Jesus dos. A creche enquanto espaço de aprendizagem: educar e cuidar como práticas indissociáveis, Amargosa-BA. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de conclusão de curso, com o objetivo de compreender a articulação entre o cuidar e o educar como práticas indissociáveis. Compreende-se que o cuidar e o educar devem ser pensados de modo a articular os dois processos, pois enquanto se educa também se cuida e esse processo permeia todo procedimento de formação do ser humano. Especificamente, buscamos identificar a relação entre o cuidar e o educar na educação infantil/creche; analisar a produção acadêmica sobre o tema; compreender como os profissionais de uma creche em Amargosa/Bahia analisam essa relação. Tomamos como questão de pesquisa a seguinte indagação: como acontece o processo de cuidar e educar na creche, considerando o que rege a legislação (LDB/96) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998)?. Como referencial teórico, tomamos os estudos de Cabral, (2005); Jean Piaget (1994); Wallon (1978); Lev Vygotsky (2011); Ferreira e Tavares (2013); Fonseca, (2008). Metodologicamente ancoramos essa pesquisa em uma abordagem qualitativa, básica, exploratória e como instrumentos de coleta de dados foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas individuais com duas professoras regentes e duas professoras assistentes, que atuam em uma creche municipal de um município do interior da Bahia. Os resultados apontaram que as práticas pedagógicas desenvolvidas oportunizam às crianças dos segmentos de zero a três anos de idade os desenvolvimentos articulados de habilidades que promovam o cuidado como ato educativo ao mesmo tempo que prioriza o educar como ato de cuidado. Possibilitando que ambos aconteçam de forma indissociável. O trabalho está organizado da seguinte maneira/; 1.introdução; 2. O contexto histórico da educação infantil. 3. A importância do lúdico na educação infantil; 3. Metodologia, resultados, análise de dados; 4. Considerações finais.
Palabras clave : Educação infantil
Prática pedagógica
Educação lúdica
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 17-feb-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T21:09:44Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3437
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