Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3437
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A creche enquanto espaço de aprendizagem: educar e cuidar como práticas indissociáveis |
metadata.dc.creator: | Anjos, Ana Carla de Jesus dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gomes, Sabrina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Maria Nilda dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Fernando Henrique Tisque dos |
Citation: | ANJOS, Ana Carla de Jesus dos. A creche enquanto espaço de aprendizagem: educar e cuidar como práticas indissociáveis, Amargosa-BA. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de conclusão de curso, com o objetivo de compreender a articulação entre o cuidar e o educar como práticas indissociáveis. Compreende-se que o cuidar e o educar devem ser pensados de modo a articular os dois processos, pois enquanto se educa também se cuida e esse processo permeia todo procedimento de formação do ser humano. Especificamente, buscamos identificar a relação entre o cuidar e o educar na educação infantil/creche; analisar a produção acadêmica sobre o tema; compreender como os profissionais de uma creche em Amargosa/Bahia analisam essa relação. Tomamos como questão de pesquisa a seguinte indagação: como acontece o processo de cuidar e educar na creche, considerando o que rege a legislação (LDB/96) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998)?. Como referencial teórico, tomamos os estudos de Cabral, (2005); Jean Piaget (1994); Wallon (1978); Lev Vygotsky (2011); Ferreira e Tavares (2013); Fonseca, (2008). Metodologicamente ancoramos essa pesquisa em uma abordagem qualitativa, básica, exploratória e como instrumentos de coleta de dados foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas individuais com duas professoras regentes e duas professoras assistentes, que atuam em uma creche municipal de um município do interior da Bahia. Os resultados apontaram que as práticas pedagógicas desenvolvidas oportunizam às crianças dos segmentos de zero a três anos de idade os desenvolvimentos articulados de habilidades que promovam o cuidado como ato educativo ao mesmo tempo que prioriza o educar como ato de cuidado. Possibilitando que ambos aconteçam de forma indissociável. O trabalho está organizado da seguinte maneira/; 1.introdução; 2. O contexto histórico da educação infantil. 3. A importância do lúdico na educação infantil; 3. Metodologia, resultados, análise de dados; 4. Considerações finais. |
Keywords: | Educação infantil Prática pedagógica Educação lúdica |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 17-Feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T21:09:44Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3437 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Creche_Enquanto_Espaco_TCC_2019.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.