Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3436
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos anos iniciais sobre o brincar e a leitura |
metadata.dc.creator: | Jesus, Elica dos Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Orrico, Nanci Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moreira, Anália de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Erica Bastos da |
Citación : | JESUS, Elica dos Santos de. Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos anos iniciais sobre o brincar e a leitura, Amargosa-BA. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa, intitulada: “Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos Anos Iniciais sobre o brincar e a leitura” baseia-se na discussão da relação do brincar aliada a aprendizagem da leitura. Surge da necessidade de se conhecer os processos de formação das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como essa formação influencia no processo educacional das crianças da Educação Fundamental, com o objetivo de mostrar as vantagens dos jogos e brincadeiras aliadas ao processo de desenvolvimento no espaço escolar. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida através dos resultados das entrevistas narrativas com três professoras do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental que atuam na rede pública e na rede privada da cidade de Amargosa e Santo Antônio de Jesus. O estudo desenvolvido teve como fundamentação teórica: Kishimoto (2011); Martins (2006); Bordignon e Camargo (2013); Luckesi (2000); D’ÁVILA (2006); Vygotsky (1989a); Rodrigues (2013); Murcia (2005), Huizinga (2007), entre outros. De acordo com as análises de dados, percebeu-se a necessidade dos espaços educacionais que formam os professores que trabalharão com crianças do Ensino Fundamental, usarem o lúdico na sua prática de ensino, para que isso se reflita também nas práticas de ensino desses novos professores e que os alunos consigam adquirir o gosto pelo ato de ler através de atividades promovidas pela escola. |
Palabras clave : | Educação - Ensino fundamental Educação infantil Educação lúdica Professor - Formação |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 29-ago-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T21:05:23Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3436 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brincando_Tambem_Aprende_TCC_2018.pdf | 471,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.