Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3436
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos anos iniciais sobre o brincar e a leitura
metadata.dc.creator: Jesus, Elica dos Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Orrico, Nanci Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Anália de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Erica Bastos da
Citation: JESUS, Elica dos Santos de. Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos anos iniciais sobre o brincar e a leitura, Amargosa-BA. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, intitulada: “Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos Anos Iniciais sobre o brincar e a leitura” baseia-se na discussão da relação do brincar aliada a aprendizagem da leitura. Surge da necessidade de se conhecer os processos de formação das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como essa formação influencia no processo educacional das crianças da Educação Fundamental, com o objetivo de mostrar as vantagens dos jogos e brincadeiras aliadas ao processo de desenvolvimento no espaço escolar. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida através dos resultados das entrevistas narrativas com três professoras do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental que atuam na rede pública e na rede privada da cidade de Amargosa e Santo Antônio de Jesus. O estudo desenvolvido teve como fundamentação teórica: Kishimoto (2011); Martins (2006); Bordignon e Camargo (2013); Luckesi (2000); D’ÁVILA (2006); Vygotsky (1989a); Rodrigues (2013); Murcia (2005), Huizinga (2007), entre outros. De acordo com as análises de dados, percebeu-se a necessidade dos espaços educacionais que formam os professores que trabalharão com crianças do Ensino Fundamental, usarem o lúdico na sua prática de ensino, para que isso se reflita também nas práticas de ensino desses novos professores e que os alunos consigam adquirir o gosto pelo ato de ler através de atividades promovidas pela escola.
Keywords: Educação - Ensino fundamental
Educação infantil
Educação lúdica
Professor - Formação
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 29-Aug-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T21:05:23Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3436
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brincando_Tambem_Aprende_TCC_2018.pdf471,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.