Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Elica dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T21:05:23Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T21:05:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-29 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Elica dos Santos de. Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos anos iniciais sobre o brincar e a leitura, Amargosa-BA. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3436 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject | Professor - Formação | pt_BR |
dc.title | Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos anos iniciais sobre o brincar e a leitura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, intitulada: “Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos Anos Iniciais sobre o brincar e a leitura” baseia-se na discussão da relação do brincar aliada a aprendizagem da leitura. Surge da necessidade de se conhecer os processos de formação das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como essa formação influencia no processo educacional das crianças da Educação Fundamental, com o objetivo de mostrar as vantagens dos jogos e brincadeiras aliadas ao processo de desenvolvimento no espaço escolar. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida através dos resultados das entrevistas narrativas com três professoras do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental que atuam na rede pública e na rede privada da cidade de Amargosa e Santo Antônio de Jesus. O estudo desenvolvido teve como fundamentação teórica: Kishimoto (2011); Martins (2006); Bordignon e Camargo (2013); Luckesi (2000); D’ÁVILA (2006); Vygotsky (1989a); Rodrigues (2013); Murcia (2005), Huizinga (2007), entre outros. De acordo com as análises de dados, percebeu-se a necessidade dos espaços educacionais que formam os professores que trabalharão com crianças do Ensino Fundamental, usarem o lúdico na sua prática de ensino, para que isso se reflita também nas práticas de ensino desses novos professores e que os alunos consigam adquirir o gosto pelo ato de ler através de atividades promovidas pela escola. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orrico, Nanci Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Anália de Jesus | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brincando_Tambem_Aprende_TCC_2018.pdf | 471,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.