Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Elica dos Santos de-
dc.date.accessioned2024-09-04T21:05:23Z-
dc.date.available2024-09-04T21:05:23Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationJESUS, Elica dos Santos de. Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos anos iniciais sobre o brincar e a leitura, Amargosa-BA. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3436-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectProfessor - Formaçãopt_BR
dc.titleBrincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos anos iniciais sobre o brincar e a leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada: “Brincando também se aprende: ludicidade, trajetórias e narrativas de professoras dos Anos Iniciais sobre o brincar e a leitura” baseia-se na discussão da relação do brincar aliada a aprendizagem da leitura. Surge da necessidade de se conhecer os processos de formação das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como essa formação influencia no processo educacional das crianças da Educação Fundamental, com o objetivo de mostrar as vantagens dos jogos e brincadeiras aliadas ao processo de desenvolvimento no espaço escolar. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida através dos resultados das entrevistas narrativas com três professoras do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental que atuam na rede pública e na rede privada da cidade de Amargosa e Santo Antônio de Jesus. O estudo desenvolvido teve como fundamentação teórica: Kishimoto (2011); Martins (2006); Bordignon e Camargo (2013); Luckesi (2000); D’ÁVILA (2006); Vygotsky (1989a); Rodrigues (2013); Murcia (2005), Huizinga (2007), entre outros. De acordo com as análises de dados, percebeu-se a necessidade dos espaços educacionais que formam os professores que trabalharão com crianças do Ensino Fundamental, usarem o lúdico na sua prática de ensino, para que isso se reflita também nas práticas de ensino desses novos professores e que os alunos consigam adquirir o gosto pelo ato de ler através de atividades promovidas pela escola.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Orrico, Nanci Rodrigues-
dc.contributor.referee1Moreira, Anália de Jesus-
dc.contributor.referee2Silva, Erica Bastos da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brincando_Tambem_Aprende_TCC_2018.pdf471,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.