Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3428
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Políticas educacionais inclusivas: um estudo de caso em uma escola municipal de Amargosa |
metadata.dc.creator: | Santos, Luciana Leal dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ribeiro, Djeisson Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Irenilson de Jesus |
Référence bibliographique: | SANTOS, Luciana Leal dos. Políticas educacionais inclusivas: um estudo de caso em uma escola municipal de Amargosa, Amargosa-BA. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as políticas educacionais voltadas para a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e compreendê-las dentro de uma escola municipal em Amargosa. O estudo buscou estabelecer uma ponte entre as Políticas Educacionais, Educação Especial e Educação Inclusiva, demonstrando seus respectivos papeis na formação dos alunos com NEE, contextualizando alguns dos diferentes paradigmas educacionais brasileiros que nortearam a educação desses sujeitos. Apresentam-se algumas das legislações que impulsionaram a superação de modelos excludentes. Contudo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa buscando identificar quais políticas de inclusão encontravam-se implementadas no Município de Amargosa, e por meio de um estudo de caso, tentou-se compreender como dão subsídios aos educandos com NEE em seu processo de inclusão escolar. Os dados apresentados foram coletados por meio de observação e entrevista semiestruturada, os quais retrataram as políticas educacionais inclusivas do Município sobre um olhar da realidade escolar, pontuando os desafios que o sistema educacional vem buscando superar e as propostas que objetivam implantar para contemplar o paradigma educacional inclusivo. Assim, a proposta foi oferecer ao meio acadêmico e social contribuições que acarretem reflexões sobre conceitos presentes acerca da educação de alunos com NEE, contribuindo na quebra de estereótipos. Dessa forma, as políticas aqui analisadas buscam assegurar o direito da Educação aos alunos com NEE, na qual ainda hoje se evidencia um paradoxo de inclusão/exclusão, logo que universalizou-se o ensino, porém não com capacidade para contemplar a diversidade presente nele. |
Mots-clés: | Políticas educacionais Educação inclusiva Educação especial Inclusão social |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 29-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T20:09:09Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3428 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Politicas_Educacionais_Inclusivas_TCC_2017.pdf | 853,4 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.