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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Políticas educacionais inclusivas: um estudo de caso em uma escola municipal de Amargosa
metadata.dc.creator: Santos, Luciana Leal dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Djeisson Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Irenilson de Jesus
Citación : SANTOS, Luciana Leal dos. Políticas educacionais inclusivas: um estudo de caso em uma escola municipal de Amargosa, Amargosa-BA. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as políticas educacionais voltadas para a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e compreendê-las dentro de uma escola municipal em Amargosa. O estudo buscou estabelecer uma ponte entre as Políticas Educacionais, Educação Especial e Educação Inclusiva, demonstrando seus respectivos papeis na formação dos alunos com NEE, contextualizando alguns dos diferentes paradigmas educacionais brasileiros que nortearam a educação desses sujeitos. Apresentam-se algumas das legislações que impulsionaram a superação de modelos excludentes. Contudo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa buscando identificar quais políticas de inclusão encontravam-se implementadas no Município de Amargosa, e por meio de um estudo de caso, tentou-se compreender como dão subsídios aos educandos com NEE em seu processo de inclusão escolar. Os dados apresentados foram coletados por meio de observação e entrevista semiestruturada, os quais retrataram as políticas educacionais inclusivas do Município sobre um olhar da realidade escolar, pontuando os desafios que o sistema educacional vem buscando superar e as propostas que objetivam implantar para contemplar o paradigma educacional inclusivo. Assim, a proposta foi oferecer ao meio acadêmico e social contribuições que acarretem reflexões sobre conceitos presentes acerca da educação de alunos com NEE, contribuindo na quebra de estereótipos. Dessa forma, as políticas aqui analisadas buscam assegurar o direito da Educação aos alunos com NEE, na qual ainda hoje se evidencia um paradoxo de inclusão/exclusão, logo que universalizou-se o ensino, porém não com capacidade para contemplar a diversidade presente nele.
Palabras clave : Políticas educacionais
Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão social
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 29-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T20:09:09Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3428
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