Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3428
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Luciana Leal dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T20:09:09Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T20:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luciana Leal dos. Políticas educacionais inclusivas: um estudo de caso em uma escola municipal de Amargosa, Amargosa-BA. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3428 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Políticas educacionais inclusivas: um estudo de caso em uma escola municipal de Amargosa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as políticas educacionais voltadas para a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e compreendê-las dentro de uma escola municipal em Amargosa. O estudo buscou estabelecer uma ponte entre as Políticas Educacionais, Educação Especial e Educação Inclusiva, demonstrando seus respectivos papeis na formação dos alunos com NEE, contextualizando alguns dos diferentes paradigmas educacionais brasileiros que nortearam a educação desses sujeitos. Apresentam-se algumas das legislações que impulsionaram a superação de modelos excludentes. Contudo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa buscando identificar quais políticas de inclusão encontravam-se implementadas no Município de Amargosa, e por meio de um estudo de caso, tentou-se compreender como dão subsídios aos educandos com NEE em seu processo de inclusão escolar. Os dados apresentados foram coletados por meio de observação e entrevista semiestruturada, os quais retrataram as políticas educacionais inclusivas do Município sobre um olhar da realidade escolar, pontuando os desafios que o sistema educacional vem buscando superar e as propostas que objetivam implantar para contemplar o paradigma educacional inclusivo. Assim, a proposta foi oferecer ao meio acadêmico e social contribuições que acarretem reflexões sobre conceitos presentes acerca da educação de alunos com NEE, contribuindo na quebra de estereótipos. Dessa forma, as políticas aqui analisadas buscam assegurar o direito da Educação aos alunos com NEE, na qual ainda hoje se evidencia um paradoxo de inclusão/exclusão, logo que universalizou-se o ensino, porém não com capacidade para contemplar a diversidade presente nele. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Djeisson Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Irenilson de Jesus | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Politicas_Educacionais_Inclusivas_TCC_2017.pdf | 853,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.