Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3428
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Políticas educacionais inclusivas: um estudo de caso em uma escola municipal de Amargosa |
Autor(es): | Santos, Luciana Leal dos |
Orientador(a): | Ribeiro, Djeisson Silva |
Membro(a) da banca: | Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de |
Membro(a) da banca: | Barbosa, Irenilson de Jesus |
Referência: | SANTOS, Luciana Leal dos. Políticas educacionais inclusivas: um estudo de caso em uma escola municipal de Amargosa, Amargosa-BA. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as políticas educacionais voltadas para a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e compreendê-las dentro de uma escola municipal em Amargosa. O estudo buscou estabelecer uma ponte entre as Políticas Educacionais, Educação Especial e Educação Inclusiva, demonstrando seus respectivos papeis na formação dos alunos com NEE, contextualizando alguns dos diferentes paradigmas educacionais brasileiros que nortearam a educação desses sujeitos. Apresentam-se algumas das legislações que impulsionaram a superação de modelos excludentes. Contudo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa buscando identificar quais políticas de inclusão encontravam-se implementadas no Município de Amargosa, e por meio de um estudo de caso, tentou-se compreender como dão subsídios aos educandos com NEE em seu processo de inclusão escolar. Os dados apresentados foram coletados por meio de observação e entrevista semiestruturada, os quais retrataram as políticas educacionais inclusivas do Município sobre um olhar da realidade escolar, pontuando os desafios que o sistema educacional vem buscando superar e as propostas que objetivam implantar para contemplar o paradigma educacional inclusivo. Assim, a proposta foi oferecer ao meio acadêmico e social contribuições que acarretem reflexões sobre conceitos presentes acerca da educação de alunos com NEE, contribuindo na quebra de estereótipos. Dessa forma, as políticas aqui analisadas buscam assegurar o direito da Educação aos alunos com NEE, na qual ainda hoje se evidencia um paradoxo de inclusão/exclusão, logo que universalizou-se o ensino, porém não com capacidade para contemplar a diversidade presente nele. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Educação inclusiva Educação especial Inclusão social |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 29-Set-2017 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-04T20:09:09Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3428 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Politicas_Educacionais_Inclusivas_TCC_2017.pdf | 853,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.