Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : É além do que falar sobre a nossa própria cultura, é voce ir além …”: um estudo sobre a educação para as relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Santos, Rosiane Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Maicelma Maia
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Citación : SANTOS, Rosiane Souza. É além do que falar sobre a nossa própria cultura, é voce ir além …”: um estudo sobre a educação para as relações étnicoraciais na educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2018. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe-se a compreender como têm sido tratada as Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), estabelecendo um diálogo entre esta modalidade educacional e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Desta forma, destacamos a necessidade de pensar acerca da Educação para as Relações Étnico-Raciais inseridas na EJA, uma vez que a Lei 10.639/03 estabelece o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica e estabelece diretrizes para as modalidades e níveis educacionais. Diante dessas motivações apresentadas, a problemática que move a pesquisa está pautada na seguinte questão: como têm sido tratada as Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos para a construção de atividades pedagógicas na perspectiva da Lei nº 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares? Para tanto, está ancorado em teóricos como Arroyo (2005), Brandão (2005), Oliveira e Sales (2012), Freire (2009, 2016 e 2017), Gonçalves e Silva (2000), Gomes (2001, 2005 e 2011), Passos (2010 e 2012), dentre outros pesquisadores que se dedicam a compreender a temática em pauta. A presente pesquisa se fez qualitativa, sendo utilizada para o desenvolvimento deste trabalho a pesquisa de campo. Para a coleta de dados utilizou-se de instrumentos como as entrevistas semiestruturadas e a observação participante no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Em busca de uma compreensão acerca da temática, as entrevistas foram direcionadas a três professoras, três estudantes e a coordenadora pedagógica deste segmento. A partir da análise de dados fez-se possível perceber, que ainda não está sendo satisfatório o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana na Educação de Jovens e Adultos, fato que nos leva a pensar quais os desafios e possibilidades para atender a esta necessidade e fortalecer os debates e discussões no âmbito da modalidade da EJA. Diante disso, destacamos que se tornou explicito que um dos desafios é a formação de professores para as Relações Étnico-Raciais, enquanto possibilidade foi elencado o trabalho com esses conteúdos durante as aulas e projetos direcionados.
Palabras clave : Educação
EJA
Relações étnico-raciais
Educação de adultos
Alfabetização de Adultos
Professores - Formação
Práticas de ensino
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 29-ago-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T19:42:41Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3426
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