Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rosiane Souza-
dc.date.accessioned2024-09-04T19:42:41Z-
dc.date.available2024-09-04T19:42:41Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosiane Souza. É além do que falar sobre a nossa própria cultura, é voce ir além …”: um estudo sobre a educação para as relações étnicoraciais na educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2018. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3426-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectAlfabetização de Adultospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleÉ além do que falar sobre a nossa própria cultura, é voce ir além …”: um estudo sobre a educação para as relações étnico-raciais na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a compreender como têm sido tratada as Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), estabelecendo um diálogo entre esta modalidade educacional e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Desta forma, destacamos a necessidade de pensar acerca da Educação para as Relações Étnico-Raciais inseridas na EJA, uma vez que a Lei 10.639/03 estabelece o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica e estabelece diretrizes para as modalidades e níveis educacionais. Diante dessas motivações apresentadas, a problemática que move a pesquisa está pautada na seguinte questão: como têm sido tratada as Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos para a construção de atividades pedagógicas na perspectiva da Lei nº 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares? Para tanto, está ancorado em teóricos como Arroyo (2005), Brandão (2005), Oliveira e Sales (2012), Freire (2009, 2016 e 2017), Gonçalves e Silva (2000), Gomes (2001, 2005 e 2011), Passos (2010 e 2012), dentre outros pesquisadores que se dedicam a compreender a temática em pauta. A presente pesquisa se fez qualitativa, sendo utilizada para o desenvolvimento deste trabalho a pesquisa de campo. Para a coleta de dados utilizou-se de instrumentos como as entrevistas semiestruturadas e a observação participante no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Em busca de uma compreensão acerca da temática, as entrevistas foram direcionadas a três professoras, três estudantes e a coordenadora pedagógica deste segmento. A partir da análise de dados fez-se possível perceber, que ainda não está sendo satisfatório o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana na Educação de Jovens e Adultos, fato que nos leva a pensar quais os desafios e possibilidades para atender a esta necessidade e fortalecer os debates e discussões no âmbito da modalidade da EJA. Diante disso, destacamos que se tornou explicito que um dos desafios é a formação de professores para as Relações Étnico-Raciais, enquanto possibilidade foi elencado o trabalho com esses conteúdos durante as aulas e projetos direcionados.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.advisor-co1Souza, Maicelma Maia-
dc.contributor.referee1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alem_Falar_Sobre_TCC_2018.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.