Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3426
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | É além do que falar sobre a nossa própria cultura, é voce ir além …”: um estudo sobre a educação para as relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos |
metadata.dc.creator: | Santos, Rosiane Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Souza, Maicelma Maia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
Citation: | SANTOS, Rosiane Souza. É além do que falar sobre a nossa própria cultura, é voce ir além …”: um estudo sobre a educação para as relações étnicoraciais na educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2018. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho propõe-se a compreender como têm sido tratada as Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), estabelecendo um diálogo entre esta modalidade educacional e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Desta forma, destacamos a necessidade de pensar acerca da Educação para as Relações Étnico-Raciais inseridas na EJA, uma vez que a Lei 10.639/03 estabelece o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica e estabelece diretrizes para as modalidades e níveis educacionais. Diante dessas motivações apresentadas, a problemática que move a pesquisa está pautada na seguinte questão: como têm sido tratada as Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos para a construção de atividades pedagógicas na perspectiva da Lei nº 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares? Para tanto, está ancorado em teóricos como Arroyo (2005), Brandão (2005), Oliveira e Sales (2012), Freire (2009, 2016 e 2017), Gonçalves e Silva (2000), Gomes (2001, 2005 e 2011), Passos (2010 e 2012), dentre outros pesquisadores que se dedicam a compreender a temática em pauta. A presente pesquisa se fez qualitativa, sendo utilizada para o desenvolvimento deste trabalho a pesquisa de campo. Para a coleta de dados utilizou-se de instrumentos como as entrevistas semiestruturadas e a observação participante no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Em busca de uma compreensão acerca da temática, as entrevistas foram direcionadas a três professoras, três estudantes e a coordenadora pedagógica deste segmento. A partir da análise de dados fez-se possível perceber, que ainda não está sendo satisfatório o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana na Educação de Jovens e Adultos, fato que nos leva a pensar quais os desafios e possibilidades para atender a esta necessidade e fortalecer os debates e discussões no âmbito da modalidade da EJA. Diante disso, destacamos que se tornou explicito que um dos desafios é a formação de professores para as Relações Étnico-Raciais, enquanto possibilidade foi elencado o trabalho com esses conteúdos durante as aulas e projetos direcionados. |
Keywords: | Educação EJA Relações étnico-raciais Educação de adultos Alfabetização de Adultos Professores - Formação Práticas de ensino |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 29-Aug-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T19:42:41Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3426 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alem_Falar_Sobre_TCC_2018.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.