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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3376
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Processos de regulação do trabalho docente no campo: as implicações nas práticas dos professores |
metadata.dc.creator: | Santos, Magnolia Peixoto Querino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Meireles, Mariana Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moura, Terciana Vidal |
Référence bibliographique: | SANTOS, Magnolia Peixoto Querino. Processos de regulação do trabalho docente no campo: as implicações nas práticas dos professores, Amargosa-BA. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo monográfico discute questões relacionadas aos processos de regulação do trabalho docente e as implicações nas práticas pedagógicas de professores da Escola Municipal Júlio Pinheiro dos Santos, localizada em Corta-Mão, zona rural do município de Amargosa. Nesse sentido, tomando essa emblemática realidade, o presente estudo tem por objetivos: 1) Investigar como os processos de regulação do trabalho docente implicam nas práticas pedagógicas de professores inseridos em contextos rurais; 2) Identificar os principais processos de regulação do trabalho docente vivenciados pelos professores de escolas do campo; 3) Compreender como o processo de regulação do trabalho docente orienta as práticas dos professores de escolas do campo e as estratégias e táticas que utilizam para transpor os processos de regulação. Desse modo, essa investigação possui o seguinte problema pesquisa: Como os processos de regulação do trabalho docente implicam nas práticas pedagógicas de professores inseridos em contextos rurais? Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida com grupo focal realizado com três professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Em notas conclusivas o trabalho revelou as impressões das professoras sobre os processos de regulação e as reverberações em suas práticas docentes. |
Mots-clés: | Estudo do campo Trabalho docente Escola do campo Práticas pedagógicas |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 27-fév-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-22T18:30:26Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3376 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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