Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Processos de regulação do trabalho docente no campo: as implicações nas práticas dos professores
metadata.dc.creator: Santos, Magnolia Peixoto Querino
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Mariana Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Terciana Vidal
Citación : SANTOS, Magnolia Peixoto Querino. Processos de regulação do trabalho docente no campo: as implicações nas práticas dos professores, Amargosa-BA. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo monográfico discute questões relacionadas aos processos de regulação do trabalho docente e as implicações nas práticas pedagógicas de professores da Escola Municipal Júlio Pinheiro dos Santos, localizada em Corta-Mão, zona rural do município de Amargosa. Nesse sentido, tomando essa emblemática realidade, o presente estudo tem por objetivos: 1) Investigar como os processos de regulação do trabalho docente implicam nas práticas pedagógicas de professores inseridos em contextos rurais; 2) Identificar os principais processos de regulação do trabalho docente vivenciados pelos professores de escolas do campo; 3) Compreender como o processo de regulação do trabalho docente orienta as práticas dos professores de escolas do campo e as estratégias e táticas que utilizam para transpor os processos de regulação. Desse modo, essa investigação possui o seguinte problema pesquisa: Como os processos de regulação do trabalho docente implicam nas práticas pedagógicas de professores inseridos em contextos rurais? Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida com grupo focal realizado com três professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Em notas conclusivas o trabalho revelou as impressões das professoras sobre os processos de regulação e as reverberações em suas práticas docentes.
Palabras clave : Estudo do campo
Trabalho docente
Escola do campo
Práticas pedagógicas
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 27-feb-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-22T18:30:26Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3376
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