Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3376
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Processos de regulação do trabalho docente no campo: as implicações nas práticas dos professores |
Autor(es): | Santos, Magnolia Peixoto Querino |
Orientador(a): | Meireles, Mariana Martins |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Moura, Terciana Vidal |
Referência: | SANTOS, Magnolia Peixoto Querino. Processos de regulação do trabalho docente no campo: as implicações nas práticas dos professores, Amargosa-BA. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | O presente estudo monográfico discute questões relacionadas aos processos de regulação do trabalho docente e as implicações nas práticas pedagógicas de professores da Escola Municipal Júlio Pinheiro dos Santos, localizada em Corta-Mão, zona rural do município de Amargosa. Nesse sentido, tomando essa emblemática realidade, o presente estudo tem por objetivos: 1) Investigar como os processos de regulação do trabalho docente implicam nas práticas pedagógicas de professores inseridos em contextos rurais; 2) Identificar os principais processos de regulação do trabalho docente vivenciados pelos professores de escolas do campo; 3) Compreender como o processo de regulação do trabalho docente orienta as práticas dos professores de escolas do campo e as estratégias e táticas que utilizam para transpor os processos de regulação. Desse modo, essa investigação possui o seguinte problema pesquisa: Como os processos de regulação do trabalho docente implicam nas práticas pedagógicas de professores inseridos em contextos rurais? Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida com grupo focal realizado com três professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Em notas conclusivas o trabalho revelou as impressões das professoras sobre os processos de regulação e as reverberações em suas práticas docentes. |
Palavras-chave: | Estudo do campo Trabalho docente Escola do campo Práticas pedagógicas |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 27-Fev-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-22T18:30:26Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3376 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processos_Regulacao_Trabalho_TCC_2019.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.