Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3371
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Abordagem cinematográfica e o seu potencial pedagógico no campo da alimentação, nutrição e saúde.
metadata.dc.creator: Souza, Amanda Passos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Micheli Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Demétrio, Franklin
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Edleuza Silva
Référence bibliographique: SOUZA, Amanda Passos de. Abordagem cinematográfica e o seu potencial pedagógico no campo da alimentação, nutrição e saúde. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O cinema cativa espectadores com a projeção em tela da realidade em movimento, estreitando as relações sociais humanas podendo servir como agregador em uma linguagem pedagógica se bem utilizado. Pautado nas principais abordagens pedagógicas renovadoras e no que vem sendo discutido em artigos científicos, este trabalho tem como objetivo principal apontar possibilidades pedagógicas através de uma abordagem cinematográfica, com enfoque no campo da alimentação e nutrição. Para isso, foi feita análise dos filmes Tomates Verdes Fritos, Estômago, Simplesmente Martha, Ratatouille e Como água para chocolate visando o destaque das possibilidades em educação no âmbito da alimentação e nutrição de cada um. Como resultado, foi possível evidenciar as situações explicítas, implícitas e sensitivas com a educação com cinema e seus benefícios.
Mots-clés: Cinema
Alimentação e nutrição
Abordagem pedagógica
Saúde
Résumé: The film captivates viewers with a screen projection of reality in motion, strengthening human social relations can serve as aggregator in language teaching is well used. Dedicated to renovating the main pedagogical approaches and what has been discussed in papers, this work mainly aims at pointing pedagogical possibilities through a cinematic approach, focusing on the field of food and nutrition. For this analysis was made of the films Fried Green Tomatoes, Stomach, Mostly Martha, Ratatouille and Like Water for Chocolate aiming to highlight the opportunities for education in thecontext of food and nutrition in each one. As a result, it was possible to observe the situations explicit, implicit and sensitive to education with film and its benefits.
metadata.dc.subject.en: Film
Food and nutrition
Pedagogical approach
Health
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-20T17:31:08Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3371
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Abordagem_Cinematografica_Potencial_TCC_2013.pdf802,53 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.