Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3371
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | Abordagem cinematográfica e o seu potencial pedagógico no campo da alimentação, nutrição e saúde. |
metadata.dc.creator: | Souza, Amanda Passos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Soares, Micheli Dantas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Demétrio, Franklin |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Edleuza Silva |
Citation: | SOUZA, Amanda Passos de. Abordagem cinematográfica e o seu potencial pedagógico no campo da alimentação, nutrição e saúde. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | O cinema cativa espectadores com a projeção em tela da realidade em movimento, estreitando as relações sociais humanas podendo servir como agregador em uma linguagem pedagógica se bem utilizado. Pautado nas principais abordagens pedagógicas renovadoras e no que vem sendo discutido em artigos científicos, este trabalho tem como objetivo principal apontar possibilidades pedagógicas através de uma abordagem cinematográfica, com enfoque no campo da alimentação e nutrição. Para isso, foi feita análise dos filmes Tomates Verdes Fritos, Estômago, Simplesmente Martha, Ratatouille e Como água para chocolate visando o destaque das possibilidades em educação no âmbito da alimentação e nutrição de cada um. Como resultado, foi possível evidenciar as situações explicítas, implícitas e sensitivas com a educação com cinema e seus benefícios. |
Keywords: | Cinema Alimentação e nutrição Abordagem pedagógica Saúde |
Abstract: | The film captivates viewers with a screen projection of reality in motion, strengthening human social relations can serve as aggregator in language teaching is well used. Dedicated to renovating the main pedagogical approaches and what has been discussed in papers, this work mainly aims at pointing pedagogical possibilities through a cinematic approach, focusing on the field of food and nutrition. For this analysis was made of the films Fried Green Tomatoes, Stomach, Mostly Martha, Ratatouille and Like Water for Chocolate aiming to highlight the opportunities for education in thecontext of food and nutrition in each one. As a result, it was possible to observe the situations explicit, implicit and sensitive to education with film and its benefits. |
metadata.dc.subject.en: | Film Food and nutrition Pedagogical approach Health |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Issue Date: | 2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-20T17:31:08Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3371 |
Appears in Collections: | CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Abordagem_Cinematografica_Potencial_TCC_2013.pdf | 802,53 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.