Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3302
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Formação de professores: desafios enfrentados pelos professores para lecionar na educação infantil nas escolas do campo |
Autor(es): | Sandes, Gerlane dos Santos |
Orientador(a): | Feitosa, Débora Alves |
Membro(a) da banca: | Reis, Maíra Lopes dos |
Membro(a) da banca: | Bispo, Evandro Ribeiro |
Referência: | SANDES, Gerlane dos Santos. Formação de professores: desafios enfrentados pelos professores para lecionar na educação infantil nas escolas do campo, Amargosa-BA. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
Resumo: | A presente monografia, intitulada “Formação de Professores: Desafios enfrentados pelos professores para lecionar na Educação Infantil nas Escolas do Campo”, tem como principal objetivo compreender quais são os desafios enfrentados pelos professores que lecionam na educação infantil nas escolas do campo. Desta forma, configura-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, onde os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, com quatro professoras que lecionam na Educação Infantil e anos iniciais em duas Escolas do Campo, no município de Ubaíra-BA. Nessa perspectiva, respalda-se teoricamente em autores da área que se debruçam na referida linha de pesquisa, a saber Gatti (2010), Amaral (2011), Dalben (2004), Molina; Sá (2012), Molina; Freitas (2011); Arroyo; Fernandes (1999); Souza (2008), Borges (2011), dentre outros que subsidiaram com estudos e reflexões sobre a presente temática. Através das falas das professoras, foi possível compreender que os desafios e as dificuldades enfrentadas diariamente nas salas de aulas vão muito além do currículo e da metodologia apropriada para as especificidades de uma escola do campo, tendo que ser readaptadas para a realidade dos alunos e das referidas escolas, bem como, fica nítido o desejo das entrevistadas por uma formação que cumpra e respeite o contexto e especificidades das escolas do campo. |
Palavras-chave: | Educação do campo Educação infantil Professores - Formação |
Resumo em inglês: | This monograph, entitled "Teacher Training: Challenges faced by teachers in teaching Early Childhood Education in Rural Schools," aims to understand the challenges faced by teachers who teach early childhood education in rural schools. Thus, it is configured as a qualitative research, where data were collected through semi-structured interviews with four teachers who teach Early Childhood Education and initial years in two Rural Schools in the municipality of Ubaíra-BA. In this perspective, it is theoretically supported by authors in the field who focus on the mentioned research line, namely Gatti (2010), Amaral (2011), Dalben (2004), Molina; Sá (2012), Molina; Freitas (2011); Arroyo; Fernandes (1999); Souza (2008), Borges (2011), among others who contributed with studies and reflections on the present theme. Through the teachers' statements, it was possible to understand that the challenges and difficulties faced daily in the classrooms go far beyond the curriculum and the appropriate methodology for the specificities of a rural school, needing to be readjusted to the reality of the students and these schools. It is also clear the interviewees' desire for training that fulfills and respects the context and specificities of rural schools. |
Palavras-chave em inglês: | Rural education Rural schools Teacher training |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 27-Out-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-01T15:49:09Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3302 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Professores_Desafios_TCC_2023.pdf | 616,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.