Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSandes, Gerlane dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-01T15:49:09Z-
dc.date.available2024-08-01T15:49:09Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationSANDES, Gerlane dos Santos. Formação de professores: desafios enfrentados pelos professores para lecionar na educação infantil nas escolas do campo, Amargosa-BA. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3302-
dc.description.abstractThis monograph, entitled "Teacher Training: Challenges faced by teachers in teaching Early Childhood Education in Rural Schools," aims to understand the challenges faced by teachers who teach early childhood education in rural schools. Thus, it is configured as a qualitative research, where data were collected through semi-structured interviews with four teachers who teach Early Childhood Education and initial years in two Rural Schools in the municipality of Ubaíra-BA. In this perspective, it is theoretically supported by authors in the field who focus on the mentioned research line, namely Gatti (2010), Amaral (2011), Dalben (2004), Molina; Sá (2012), Molina; Freitas (2011); Arroyo; Fernandes (1999); Souza (2008), Borges (2011), among others who contributed with studies and reflections on the present theme. Through the teachers' statements, it was possible to understand that the challenges and difficulties faced daily in the classrooms go far beyond the curriculum and the appropriate methodology for the specificities of a rural school, needing to be readjusted to the reality of the students and these schools. It is also clear the interviewees' desire for training that fulfills and respects the context and specificities of rural schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores: desafios enfrentados pelos professores para lecionar na educação infantil nas escolas do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, intitulada “Formação de Professores: Desafios enfrentados pelos professores para lecionar na Educação Infantil nas Escolas do Campo”, tem como principal objetivo compreender quais são os desafios enfrentados pelos professores que lecionam na educação infantil nas escolas do campo. Desta forma, configura-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, onde os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, com quatro professoras que lecionam na Educação Infantil e anos iniciais em duas Escolas do Campo, no município de Ubaíra-BA. Nessa perspectiva, respalda-se teoricamente em autores da área que se debruçam na referida linha de pesquisa, a saber Gatti (2010), Amaral (2011), Dalben (2004), Molina; Sá (2012), Molina; Freitas (2011); Arroyo; Fernandes (1999); Souza (2008), Borges (2011), dentre outros que subsidiaram com estudos e reflexões sobre a presente temática. Através das falas das professoras, foi possível compreender que os desafios e as dificuldades enfrentadas diariamente nas salas de aulas vão muito além do currículo e da metodologia apropriada para as especificidades de uma escola do campo, tendo que ser readaptadas para a realidade dos alunos e das referidas escolas, bem como, fica nítido o desejo das entrevistadas por uma formação que cumpra e respeite o contexto e especificidades das escolas do campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Feitosa, Débora Alves-
dc.contributor.referee1Reis, Maíra Lopes dos-
dc.contributor.referee2Bispo, Evandro Ribeiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.enRural educationpt_BR
dc.subject.enRural schoolspt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Professores_Desafios_TCC_2023.pdf616,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.