Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3302
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Formação de professores: desafios enfrentados pelos professores para lecionar na educação infantil nas escolas do campo
metadata.dc.creator: Sandes, Gerlane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Feitosa, Débora Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Maíra Lopes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Bispo, Evandro Ribeiro
Citación : SANDES, Gerlane dos Santos. Formação de professores: desafios enfrentados pelos professores para lecionar na educação infantil nas escolas do campo, Amargosa-BA. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia, intitulada “Formação de Professores: Desafios enfrentados pelos professores para lecionar na Educação Infantil nas Escolas do Campo”, tem como principal objetivo compreender quais são os desafios enfrentados pelos professores que lecionam na educação infantil nas escolas do campo. Desta forma, configura-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, onde os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, com quatro professoras que lecionam na Educação Infantil e anos iniciais em duas Escolas do Campo, no município de Ubaíra-BA. Nessa perspectiva, respalda-se teoricamente em autores da área que se debruçam na referida linha de pesquisa, a saber Gatti (2010), Amaral (2011), Dalben (2004), Molina; Sá (2012), Molina; Freitas (2011); Arroyo; Fernandes (1999); Souza (2008), Borges (2011), dentre outros que subsidiaram com estudos e reflexões sobre a presente temática. Através das falas das professoras, foi possível compreender que os desafios e as dificuldades enfrentadas diariamente nas salas de aulas vão muito além do currículo e da metodologia apropriada para as especificidades de uma escola do campo, tendo que ser readaptadas para a realidade dos alunos e das referidas escolas, bem como, fica nítido o desejo das entrevistadas por uma formação que cumpra e respeite o contexto e especificidades das escolas do campo.
Palabras clave : Educação do campo
Educação infantil
Professores - Formação
Resumen : This monograph, entitled "Teacher Training: Challenges faced by teachers in teaching Early Childhood Education in Rural Schools," aims to understand the challenges faced by teachers who teach early childhood education in rural schools. Thus, it is configured as a qualitative research, where data were collected through semi-structured interviews with four teachers who teach Early Childhood Education and initial years in two Rural Schools in the municipality of Ubaíra-BA. In this perspective, it is theoretically supported by authors in the field who focus on the mentioned research line, namely Gatti (2010), Amaral (2011), Dalben (2004), Molina; Sá (2012), Molina; Freitas (2011); Arroyo; Fernandes (1999); Souza (2008), Borges (2011), among others who contributed with studies and reflections on the present theme. Through the teachers' statements, it was possible to understand that the challenges and difficulties faced daily in the classrooms go far beyond the curriculum and the appropriate methodology for the specificities of a rural school, needing to be readjusted to the reality of the students and these schools. It is also clear the interviewees' desire for training that fulfills and respects the context and specificities of rural schools.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Rural schools
Teacher training
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 27-oct-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-01T15:49:09Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3302
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Formacao_Professores_Desafios_TCC_2023.pdf616,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.