Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores |
metadata.dc.creator: | Barreto, Lilian Bertelli |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Orrico, Nanci Rodrigues |
Référence bibliographique: | BARRETO, Lilian Bertelli. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores, Amargosa-BA. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho aborda a importância da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as suas possíveis contribuições para a formação do aluno leitor. Este trabalho encontra-se fundamentado em autores que têm dedicado atenção ao que diz respeito à história social da criança e da família, a história da Literatura Infantil, a formação do leitor e a importância da literatura estar inserida na vida da criança desde a infância. Dentre eles: Abramovich (1989), Áries (1981), Coelho (1991) (2000) (2011), Cunha (1999), Gregorim Filho (2009), Kleiman (2008), Lajolo (2008), Lajolo e Zilberman (1999) (2003), Zilberman (1987) (2003) (2005). A abordagem metodológica desta pesquisa centra-se em uma análise qualitativa, que teve como procedimentos de investigação uma pesquisa de campo no cotidiano escolar; observação e aplicação de um questionário com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Amargosa- BA, em que buscou-se identificar como o aluno desenvolve-se como leitor dentro do contexto escolar, quais são as estratégias utilizadas pelos professores para que os alunos desenvolvam o prazer pela leitura. Pelo resultado deste estudo foi possível perceber os desafios e as possibilidades do processo de formação do leitor, considerando a Literatura Infantil como um recurso metodológico importante no auxílio às práticas pedagógicas, podendo desenvolver o raciocínio, a criatividade e a sensibilidade da criança através da leitura. |
Mots-clés: | Educação - Ensino fundamental Educação infantil Literatura infantil Leitura Prática pedagógica |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 29-aoû-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-01T14:11:21Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Literatura_Infantil_TCC_2018.pdf | 839,57 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.