Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Lilian Bertelli-
dc.date.accessioned2024-08-01T14:11:21Z-
dc.date.available2024-08-01T14:11:21Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationBARRETO, Lilian Bertelli. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores, Amargosa-BA. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA importância da literatura infantil na formação de alunos leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as suas possíveis contribuições para a formação do aluno leitor. Este trabalho encontra-se fundamentado em autores que têm dedicado atenção ao que diz respeito à história social da criança e da família, a história da Literatura Infantil, a formação do leitor e a importância da literatura estar inserida na vida da criança desde a infância. Dentre eles: Abramovich (1989), Áries (1981), Coelho (1991) (2000) (2011), Cunha (1999), Gregorim Filho (2009), Kleiman (2008), Lajolo (2008), Lajolo e Zilberman (1999) (2003), Zilberman (1987) (2003) (2005). A abordagem metodológica desta pesquisa centra-se em uma análise qualitativa, que teve como procedimentos de investigação uma pesquisa de campo no cotidiano escolar; observação e aplicação de um questionário com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Amargosa- BA, em que buscou-se identificar como o aluno desenvolve-se como leitor dentro do contexto escolar, quais são as estratégias utilizadas pelos professores para que os alunos desenvolvam o prazer pela leitura. Pelo resultado deste estudo foi possível perceber os desafios e as possibilidades do processo de formação do leitor, considerando a Literatura Infantil como um recurso metodológico importante no auxílio às práticas pedagógicas, podendo desenvolver o raciocínio, a criatividade e a sensibilidade da criança através da leitura.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Orrico, Nanci Rodrigues-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importancia_Literatura_Infantil_TCC_2018.pdf839,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.