Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barreto, Lilian Bertelli | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T14:11:21Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T14:11:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-29 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Lilian Bertelli. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores, Amargosa-BA. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a importância da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as suas possíveis contribuições para a formação do aluno leitor. Este trabalho encontra-se fundamentado em autores que têm dedicado atenção ao que diz respeito à história social da criança e da família, a história da Literatura Infantil, a formação do leitor e a importância da literatura estar inserida na vida da criança desde a infância. Dentre eles: Abramovich (1989), Áries (1981), Coelho (1991) (2000) (2011), Cunha (1999), Gregorim Filho (2009), Kleiman (2008), Lajolo (2008), Lajolo e Zilberman (1999) (2003), Zilberman (1987) (2003) (2005). A abordagem metodológica desta pesquisa centra-se em uma análise qualitativa, que teve como procedimentos de investigação uma pesquisa de campo no cotidiano escolar; observação e aplicação de um questionário com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Amargosa- BA, em que buscou-se identificar como o aluno desenvolve-se como leitor dentro do contexto escolar, quais são as estratégias utilizadas pelos professores para que os alunos desenvolvam o prazer pela leitura. Pelo resultado deste estudo foi possível perceber os desafios e as possibilidades do processo de formação do leitor, considerando a Literatura Infantil como um recurso metodológico importante no auxílio às práticas pedagógicas, podendo desenvolver o raciocínio, a criatividade e a sensibilidade da criança através da leitura. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Orrico, Nanci Rodrigues | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Literatura_Infantil_TCC_2018.pdf | 839,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.