Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores
metadata.dc.creator: Barreto, Lilian Bertelli
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Orrico, Nanci Rodrigues
Citación : BARRETO, Lilian Bertelli. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores, Amargosa-BA. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a importância da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as suas possíveis contribuições para a formação do aluno leitor. Este trabalho encontra-se fundamentado em autores que têm dedicado atenção ao que diz respeito à história social da criança e da família, a história da Literatura Infantil, a formação do leitor e a importância da literatura estar inserida na vida da criança desde a infância. Dentre eles: Abramovich (1989), Áries (1981), Coelho (1991) (2000) (2011), Cunha (1999), Gregorim Filho (2009), Kleiman (2008), Lajolo (2008), Lajolo e Zilberman (1999) (2003), Zilberman (1987) (2003) (2005). A abordagem metodológica desta pesquisa centra-se em uma análise qualitativa, que teve como procedimentos de investigação uma pesquisa de campo no cotidiano escolar; observação e aplicação de um questionário com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Amargosa- BA, em que buscou-se identificar como o aluno desenvolve-se como leitor dentro do contexto escolar, quais são as estratégias utilizadas pelos professores para que os alunos desenvolvam o prazer pela leitura. Pelo resultado deste estudo foi possível perceber os desafios e as possibilidades do processo de formação do leitor, considerando a Literatura Infantil como um recurso metodológico importante no auxílio às práticas pedagógicas, podendo desenvolver o raciocínio, a criatividade e a sensibilidade da criança através da leitura.
Palabras clave : Educação - Ensino fundamental
Educação infantil
Literatura infantil
Leitura
Prática pedagógica
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 29-ago-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-01T14:11:21Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Importancia_Literatura_Infantil_TCC_2018.pdf839,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.