Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3299
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : De volta ao campo: um estudo do acesso e da permanência no âmbito da educação infantil no campo
metadata.dc.creator: Orrico, Maria Celia Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, karina de Oliveira Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Meireles, Mariana Martins
Citación : ORRICO, Maria Celia Santana. De volta ao campo: um estudo do acesso e da permanência no âmbito da educação infantil no campo, Amargosa-BA. 2018.125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho exibe o resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, localizada na Cambaúba, zona rural do município de Amargosa/Bahia. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o processo de acesso e de permanência das crianças residentes na zona rural à Educação Infantil. O marco legal de reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos surge com a criação de políticas públicas, que garantem a efetivação do acesso e da permanência das crianças de 0 a 5 anos em espaços educacionais. Em se tratando de ambientes escolares do campo, ainda havendo algumas conquistas, pode-se dizer que a situação vivenciada pelas crianças é ainda mais difícil, visto que estes sujeitos ganham representatividades estigmatizadas, quanto às relações discriminadas em comparação ao espaço urbano, sendo por vezes taxados como sujeitos atrasados, com ausência de educação e cultura, e/ou até mesmo representativos de pureza e ingenuidade. Apesar da Legislação Brasileira garantir e resguardar o direito a educação a todos os sujeitos sem distinção, ainda não existe uma política pública que atenda as necessidades das crianças da Educação Infantil na zona rural. Entendendo a oferta da educação como obrigação do Estado, conforme determina a Constituição Federal de 1988, sendo asseverada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, é preciso analisar esses marcos legais e promover discussões que orientem para a visibilidade da Educação Infantil do Campo no Brasil. Os teóricos utilizados neste escrito nos possibilitaram tecer diálogos, analises e reflexões sobre o âmbito da nossa pesquisa, bem como sobre o processo de organização da Educação Infantil no campo, sendo estes: Ariès (1981), Postman (1999), Pinheiro (2011), Silva (2009), Pires (2012), Ferreira (2014), Fernandes (2012) e Arroyo (2010). A metodologia traçada amparou-se na abordagem qualitativa. Enquanto instrumentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada com três sujeitos, sendo estes: um responsável por um aluno, um professor, e a merendeira da escola. Além disso, fizemos uso da análise documental com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa mostraram o quão complexo é o processo de acesso e de permanência das crianças no contexto rural da Educação Infantil, revelando assim, a necessidade de fomento de políticas públicas que subsidiem as necessidades do cotidiano educacional do campo, visando contribuir de fato para a vida dessas crianças. Além disso, as análises nos permitiram observar e refletir sobre outros elementos que interferem na efetivação da Educação Infantil no campo, tais como o reconhecimento das crianças do campo e suas especificidades, e o reconhecimento do campo enquanto um lugar de produção de saberes e trocas de experiências.
Palabras clave : Educação do campo
Educação rural
Educação infantil
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 5-abr-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-01T13:31:03Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3299
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Volta_Campo_Estudo_TCC_2018.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.