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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Orrico, Maria Celia Santana | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T13:31:03Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T13:31:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-05 | - |
dc.identifier.citation | ORRICO, Maria Celia Santana. De volta ao campo: um estudo do acesso e da permanência no âmbito da educação infantil no campo, Amargosa-BA. 2018.125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3299 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | De volta ao campo: um estudo do acesso e da permanência no âmbito da educação infantil no campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho exibe o resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, localizada na Cambaúba, zona rural do município de Amargosa/Bahia. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o processo de acesso e de permanência das crianças residentes na zona rural à Educação Infantil. O marco legal de reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos surge com a criação de políticas públicas, que garantem a efetivação do acesso e da permanência das crianças de 0 a 5 anos em espaços educacionais. Em se tratando de ambientes escolares do campo, ainda havendo algumas conquistas, pode-se dizer que a situação vivenciada pelas crianças é ainda mais difícil, visto que estes sujeitos ganham representatividades estigmatizadas, quanto às relações discriminadas em comparação ao espaço urbano, sendo por vezes taxados como sujeitos atrasados, com ausência de educação e cultura, e/ou até mesmo representativos de pureza e ingenuidade. Apesar da Legislação Brasileira garantir e resguardar o direito a educação a todos os sujeitos sem distinção, ainda não existe uma política pública que atenda as necessidades das crianças da Educação Infantil na zona rural. Entendendo a oferta da educação como obrigação do Estado, conforme determina a Constituição Federal de 1988, sendo asseverada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, é preciso analisar esses marcos legais e promover discussões que orientem para a visibilidade da Educação Infantil do Campo no Brasil. Os teóricos utilizados neste escrito nos possibilitaram tecer diálogos, analises e reflexões sobre o âmbito da nossa pesquisa, bem como sobre o processo de organização da Educação Infantil no campo, sendo estes: Ariès (1981), Postman (1999), Pinheiro (2011), Silva (2009), Pires (2012), Ferreira (2014), Fernandes (2012) e Arroyo (2010). A metodologia traçada amparou-se na abordagem qualitativa. Enquanto instrumentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada com três sujeitos, sendo estes: um responsável por um aluno, um professor, e a merendeira da escola. Além disso, fizemos uso da análise documental com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa mostraram o quão complexo é o processo de acesso e de permanência das crianças no contexto rural da Educação Infantil, revelando assim, a necessidade de fomento de políticas públicas que subsidiem as necessidades do cotidiano educacional do campo, visando contribuir de fato para a vida dessas crianças. Além disso, as análises nos permitiram observar e refletir sobre outros elementos que interferem na efetivação da Educação Infantil no campo, tais como o reconhecimento das crianças do campo e suas especificidades, e o reconhecimento do campo enquanto um lugar de produção de saberes e trocas de experiências. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cordeiro, karina de Oliveira Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira | - |
dc.contributor.referee2 | Meireles, Mariana Martins | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Volta_Campo_Estudo_TCC_2018.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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