Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrrico, Maria Celia Santana-
dc.date.accessioned2024-08-01T13:31:03Z-
dc.date.available2024-08-01T13:31:03Z-
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.citationORRICO, Maria Celia Santana. De volta ao campo: um estudo do acesso e da permanência no âmbito da educação infantil no campo, Amargosa-BA. 2018.125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3299-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDe volta ao campo: um estudo do acesso e da permanência no âmbito da educação infantil no campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho exibe o resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, localizada na Cambaúba, zona rural do município de Amargosa/Bahia. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o processo de acesso e de permanência das crianças residentes na zona rural à Educação Infantil. O marco legal de reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos surge com a criação de políticas públicas, que garantem a efetivação do acesso e da permanência das crianças de 0 a 5 anos em espaços educacionais. Em se tratando de ambientes escolares do campo, ainda havendo algumas conquistas, pode-se dizer que a situação vivenciada pelas crianças é ainda mais difícil, visto que estes sujeitos ganham representatividades estigmatizadas, quanto às relações discriminadas em comparação ao espaço urbano, sendo por vezes taxados como sujeitos atrasados, com ausência de educação e cultura, e/ou até mesmo representativos de pureza e ingenuidade. Apesar da Legislação Brasileira garantir e resguardar o direito a educação a todos os sujeitos sem distinção, ainda não existe uma política pública que atenda as necessidades das crianças da Educação Infantil na zona rural. Entendendo a oferta da educação como obrigação do Estado, conforme determina a Constituição Federal de 1988, sendo asseverada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, é preciso analisar esses marcos legais e promover discussões que orientem para a visibilidade da Educação Infantil do Campo no Brasil. Os teóricos utilizados neste escrito nos possibilitaram tecer diálogos, analises e reflexões sobre o âmbito da nossa pesquisa, bem como sobre o processo de organização da Educação Infantil no campo, sendo estes: Ariès (1981), Postman (1999), Pinheiro (2011), Silva (2009), Pires (2012), Ferreira (2014), Fernandes (2012) e Arroyo (2010). A metodologia traçada amparou-se na abordagem qualitativa. Enquanto instrumentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada com três sujeitos, sendo estes: um responsável por um aluno, um professor, e a merendeira da escola. Além disso, fizemos uso da análise documental com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa mostraram o quão complexo é o processo de acesso e de permanência das crianças no contexto rural da Educação Infantil, revelando assim, a necessidade de fomento de políticas públicas que subsidiem as necessidades do cotidiano educacional do campo, visando contribuir de fato para a vida dessas crianças. Além disso, as análises nos permitiram observar e refletir sobre outros elementos que interferem na efetivação da Educação Infantil no campo, tais como o reconhecimento das crianças do campo e suas especificidades, e o reconhecimento do campo enquanto um lugar de produção de saberes e trocas de experiências.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, karina de Oliveira Santos-
dc.contributor.referee1Trindade, Lúcia Gracia Ferreira-
dc.contributor.referee2Meireles, Mariana Martins-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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