Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3299
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | De volta ao campo: um estudo do acesso e da permanência no âmbito da educação infantil no campo |
Autor(es): | Orrico, Maria Celia Santana |
Orientador(a): | Cordeiro, karina de Oliveira Santos |
Membro(a) da banca: | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira |
Membro(a) da banca: | Meireles, Mariana Martins |
Referência: | ORRICO, Maria Celia Santana. De volta ao campo: um estudo do acesso e da permanência no âmbito da educação infantil no campo, Amargosa-BA. 2018.125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho exibe o resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, localizada na Cambaúba, zona rural do município de Amargosa/Bahia. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o processo de acesso e de permanência das crianças residentes na zona rural à Educação Infantil. O marco legal de reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos surge com a criação de políticas públicas, que garantem a efetivação do acesso e da permanência das crianças de 0 a 5 anos em espaços educacionais. Em se tratando de ambientes escolares do campo, ainda havendo algumas conquistas, pode-se dizer que a situação vivenciada pelas crianças é ainda mais difícil, visto que estes sujeitos ganham representatividades estigmatizadas, quanto às relações discriminadas em comparação ao espaço urbano, sendo por vezes taxados como sujeitos atrasados, com ausência de educação e cultura, e/ou até mesmo representativos de pureza e ingenuidade. Apesar da Legislação Brasileira garantir e resguardar o direito a educação a todos os sujeitos sem distinção, ainda não existe uma política pública que atenda as necessidades das crianças da Educação Infantil na zona rural. Entendendo a oferta da educação como obrigação do Estado, conforme determina a Constituição Federal de 1988, sendo asseverada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, é preciso analisar esses marcos legais e promover discussões que orientem para a visibilidade da Educação Infantil do Campo no Brasil. Os teóricos utilizados neste escrito nos possibilitaram tecer diálogos, analises e reflexões sobre o âmbito da nossa pesquisa, bem como sobre o processo de organização da Educação Infantil no campo, sendo estes: Ariès (1981), Postman (1999), Pinheiro (2011), Silva (2009), Pires (2012), Ferreira (2014), Fernandes (2012) e Arroyo (2010). A metodologia traçada amparou-se na abordagem qualitativa. Enquanto instrumentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada com três sujeitos, sendo estes: um responsável por um aluno, um professor, e a merendeira da escola. Além disso, fizemos uso da análise documental com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa mostraram o quão complexo é o processo de acesso e de permanência das crianças no contexto rural da Educação Infantil, revelando assim, a necessidade de fomento de políticas públicas que subsidiem as necessidades do cotidiano educacional do campo, visando contribuir de fato para a vida dessas crianças. Além disso, as análises nos permitiram observar e refletir sobre outros elementos que interferem na efetivação da Educação Infantil no campo, tais como o reconhecimento das crianças do campo e suas especificidades, e o reconhecimento do campo enquanto um lugar de produção de saberes e trocas de experiências. |
Palavras-chave: | Educação do campo Educação rural Educação infantil |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 5-Abr-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-01T13:31:03Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3299 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Volta_Campo_Estudo_TCC_2018.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.