Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Os Impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA
Autor(es): Anjos, Elcy Santana dos
Orientador(a): Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Resumo: Este estudo investiga o impacto da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no início do ensino fundamental na Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, com o título: Os impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-Ba. Tendo como objetivo geral compreender os possíveis impactos causados em decorrência da pandemia Covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira. A pesquisa explora a transição abrupta do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, motivada pela suspensão das aulas em março de 2020. Essa mudança apresentou desafios significativos para a aprendizagem das crianças em fase de alfabetização, especialmente aquelas da rede pública, que enfrentam barreiras como a falta de acesso a uma educação de qualidade. A alfabetização e o letramento são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois são essenciais para a aquisição de outras habilidades. No entanto, durante a pandemia, esse processo foi afetado negativamente, ocorrendo de forma mais lenta e ineficaz devido às limitações da intervenção pedagógica online. A transição para o ensino remoto evidenciou as vulnerabilidades no sistema educacional brasileiro, incluindo a desigualdade de acesso à tecnologia, a falta de preparo dos professores para o ensino remoto e a perda de aprendizado. Para fundamentar a análise, foram consultados autores como Soares (2005), Fayol (1947), PNA (2019) e Arruda (2023). Os resultados da investigação mostraram que durante a pandemia, os professores e as famílias enfrentaram dificuldades significativas para continuar as aulas, incluindo a falta de familiaridade com a plataforma de ensino remoto, a falta de acesso à internet e a dificuldade em manter as crianças engajadas nas aulas. O ensino remoto aumentou a complexidade do processo de alfabetização, exigindo que professores, pais e crianças se adaptassem a uma nova realidade.
Palavras-chave: Educação infantil
Alfabetização
Pandemia - COVID-19
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 19-Dez-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Informação(ões) adicional(is): ANJOS, Elcy Santana dos. Os impactos da pandemia COVID-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-04-04
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impactos_Pandemia_Covid-19_TCC_2024.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.