Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Os Impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA |
metadata.dc.creator: | Anjos, Elcy Santana dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo investiga o impacto da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no início do ensino fundamental na Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, com o título: Os impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-Ba. Tendo como objetivo geral compreender os possíveis impactos causados em decorrência da pandemia Covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira. A pesquisa explora a transição abrupta do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, motivada pela suspensão das aulas em março de 2020. Essa mudança apresentou desafios significativos para a aprendizagem das crianças em fase de alfabetização, especialmente aquelas da rede pública, que enfrentam barreiras como a falta de acesso a uma educação de qualidade. A alfabetização e o letramento são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois são essenciais para a aquisição de outras habilidades. No entanto, durante a pandemia, esse processo foi afetado negativamente, ocorrendo de forma mais lenta e ineficaz devido às limitações da intervenção pedagógica online. A transição para o ensino remoto evidenciou as vulnerabilidades no sistema educacional brasileiro, incluindo a desigualdade de acesso à tecnologia, a falta de preparo dos professores para o ensino remoto e a perda de aprendizado. Para fundamentar a análise, foram consultados autores como Soares (2005), Fayol (1947), PNA (2019) e Arruda (2023). Os resultados da investigação mostraram que durante a pandemia, os professores e as famílias enfrentaram dificuldades significativas para continuar as aulas, incluindo a falta de familiaridade com a plataforma de ensino remoto, a falta de acesso à internet e a dificuldade em manter as crianças engajadas nas aulas. O ensino remoto aumentou a complexidade do processo de alfabetização, exigindo que professores, pais e crianças se adaptassem a uma nova realidade. |
Keywords: | Educação infantil Alfabetização Pandemia - COVID-19 |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 19-Dec-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Description: | ANJOS, Elcy Santana dos. Os impactos da pandemia COVID-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-04-04 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Impactos_Pandemia_Covid-19_TCC_2024.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.