Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Anjos, Elcy Santana dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T22:51:45Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04 | - |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336 | - |
dc.description | ANJOS, Elcy Santana dos. Os impactos da pandemia COVID-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pandemia - COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Os Impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investiga o impacto da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no início do ensino fundamental na Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, com o título: Os impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-Ba. Tendo como objetivo geral compreender os possíveis impactos causados em decorrência da pandemia Covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira. A pesquisa explora a transição abrupta do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, motivada pela suspensão das aulas em março de 2020. Essa mudança apresentou desafios significativos para a aprendizagem das crianças em fase de alfabetização, especialmente aquelas da rede pública, que enfrentam barreiras como a falta de acesso a uma educação de qualidade. A alfabetização e o letramento são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois são essenciais para a aquisição de outras habilidades. No entanto, durante a pandemia, esse processo foi afetado negativamente, ocorrendo de forma mais lenta e ineficaz devido às limitações da intervenção pedagógica online. A transição para o ensino remoto evidenciou as vulnerabilidades no sistema educacional brasileiro, incluindo a desigualdade de acesso à tecnologia, a falta de preparo dos professores para o ensino remoto e a perda de aprendizado. Para fundamentar a análise, foram consultados autores como Soares (2005), Fayol (1947), PNA (2019) e Arruda (2023). Os resultados da investigação mostraram que durante a pandemia, os professores e as famílias enfrentaram dificuldades significativas para continuar as aulas, incluindo a falta de familiaridade com a plataforma de ensino remoto, a falta de acesso à internet e a dificuldade em manter as crianças engajadas nas aulas. O ensino remoto aumentou a complexidade do processo de alfabetização, exigindo que professores, pais e crianças se adaptassem a uma nova realidade. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Impactos_Pandemia_Covid-19_TCC_2024.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.