Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Elcy Santana dos-
dc.date.accessioned2025-04-04T22:51:45Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336-
dc.descriptionANJOS, Elcy Santana dos. Os impactos da pandemia COVID-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPandemia - COVID-19pt_BR
dc.titleOs Impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga o impacto da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no início do ensino fundamental na Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, com o título: Os impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-Ba. Tendo como objetivo geral compreender os possíveis impactos causados em decorrência da pandemia Covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira. A pesquisa explora a transição abrupta do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, motivada pela suspensão das aulas em março de 2020. Essa mudança apresentou desafios significativos para a aprendizagem das crianças em fase de alfabetização, especialmente aquelas da rede pública, que enfrentam barreiras como a falta de acesso a uma educação de qualidade. A alfabetização e o letramento são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois são essenciais para a aquisição de outras habilidades. No entanto, durante a pandemia, esse processo foi afetado negativamente, ocorrendo de forma mais lenta e ineficaz devido às limitações da intervenção pedagógica online. A transição para o ensino remoto evidenciou as vulnerabilidades no sistema educacional brasileiro, incluindo a desigualdade de acesso à tecnologia, a falta de preparo dos professores para o ensino remoto e a perda de aprendizado. Para fundamentar a análise, foram consultados autores como Soares (2005), Fayol (1947), PNA (2019) e Arruda (2023). Os resultados da investigação mostraram que durante a pandemia, os professores e as famílias enfrentaram dificuldades significativas para continuar as aulas, incluindo a falta de familiaridade com a plataforma de ensino remoto, a falta de acesso à internet e a dificuldade em manter as crianças engajadas nas aulas. O ensino remoto aumentou a complexidade do processo de alfabetização, exigindo que professores, pais e crianças se adaptassem a uma nova realidade.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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