Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4334
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A Influência da afetividade nas práticas pedagógicas na educação infantil
metadata.dc.creator: Menezes, Valéria dos Santos
Asesor(a): Gomes, Sabrina Torres
Resumen: O presente trabalho, intitulado “A influência da Afetividade nas Práticas Pedagógicas na Educação Infantil”, tem como objetivo refletir acerca da afetividade nas práticas pedagógicas com crianças pequenas, sendo assim, na Educação Infantil. Neste recorte, buscou-se compreender como o aspecto afetivo está incorporado nas interações cotidianas entre a educadora e crianças e de que maneira essa relação influencia o processo de ensino-aprendizagem. Na Educação Infantil, o ambiente escolar é, muitas vezes, a primeira experiência de interação social fora do núcleo familiar. Assim, é fundamental que o educador promova práticas pedagógicas acolhedoras, e construa vínculos afetivos que facilitem a adaptação e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de campo, com uso de observação e entrevista semiestruturada. Respalda-se, principalmente, como referencial teórico as contribuições de Henri Wallon (1954, 1968 e 1975), que enfatiza a importância da afetividade no desenvolvimento infantil, além de autores como Libâneo (1994), Galvão (2008 e 2012), Ferreira e Ribeiro (2019), entre outros, e de documentos que organizam a educação no Brasil. Por meio da análise dos resultados, compreendeu-se que a afetividade é o pilar central nas práticas pedagógicas na Educação Infantil, destacando-se como um elemento fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e na criação de vínculos afetivos entre a educadora e os educandos.
Palabras clave : Educação infantil
Prática pedagógica
Afetividade
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 16-dic-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-04-04
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4334
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Influencia_Afetividade_Praticas_TCC_2024.pdf549,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.