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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4334
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Menezes, Valéria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T22:27:40Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04 | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4334 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.title | A Influência da afetividade nas práticas pedagógicas na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, intitulado “A influência da Afetividade nas Práticas Pedagógicas na Educação Infantil”, tem como objetivo refletir acerca da afetividade nas práticas pedagógicas com crianças pequenas, sendo assim, na Educação Infantil. Neste recorte, buscou-se compreender como o aspecto afetivo está incorporado nas interações cotidianas entre a educadora e crianças e de que maneira essa relação influencia o processo de ensino-aprendizagem. Na Educação Infantil, o ambiente escolar é, muitas vezes, a primeira experiência de interação social fora do núcleo familiar. Assim, é fundamental que o educador promova práticas pedagógicas acolhedoras, e construa vínculos afetivos que facilitem a adaptação e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de campo, com uso de observação e entrevista semiestruturada. Respalda-se, principalmente, como referencial teórico as contribuições de Henri Wallon (1954, 1968 e 1975), que enfatiza a importância da afetividade no desenvolvimento infantil, além de autores como Libâneo (1994), Galvão (2008 e 2012), Ferreira e Ribeiro (2019), entre outros, e de documentos que organizam a educação no Brasil. Por meio da análise dos resultados, compreendeu-se que a afetividade é o pilar central nas práticas pedagógicas na Educação Infantil, destacando-se como um elemento fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e na criação de vínculos afetivos entre a educadora e os educandos. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Sabrina Torres | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Influencia_Afetividade_Praticas_TCC_2024.pdf | 549,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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