Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Valéria dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-04T22:27:40Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4334-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleA Influência da afetividade nas práticas pedagógicas na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado “A influência da Afetividade nas Práticas Pedagógicas na Educação Infantil”, tem como objetivo refletir acerca da afetividade nas práticas pedagógicas com crianças pequenas, sendo assim, na Educação Infantil. Neste recorte, buscou-se compreender como o aspecto afetivo está incorporado nas interações cotidianas entre a educadora e crianças e de que maneira essa relação influencia o processo de ensino-aprendizagem. Na Educação Infantil, o ambiente escolar é, muitas vezes, a primeira experiência de interação social fora do núcleo familiar. Assim, é fundamental que o educador promova práticas pedagógicas acolhedoras, e construa vínculos afetivos que facilitem a adaptação e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de campo, com uso de observação e entrevista semiestruturada. Respalda-se, principalmente, como referencial teórico as contribuições de Henri Wallon (1954, 1968 e 1975), que enfatiza a importância da afetividade no desenvolvimento infantil, além de autores como Libâneo (1994), Galvão (2008 e 2012), Ferreira e Ribeiro (2019), entre outros, e de documentos que organizam a educação no Brasil. Por meio da análise dos resultados, compreendeu-se que a afetividade é o pilar central nas práticas pedagógicas na Educação Infantil, destacando-se como um elemento fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e na criação de vínculos afetivos entre a educadora e os educandos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Sabrina Torres-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influencia_Afetividade_Praticas_TCC_2024.pdf549,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.