Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3908
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Educação sexual na escola: percepções de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Silva, Ellen Leal Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
metadata.dc.description.resumo: Mesmo reconhecendo a importância da Educação Sexual, muitos professores ainda não estão preparados para abordar a questão da sexualidade no espaço escolar, e, como agravante, por causa da desinformação, muitos pais não aceitam que seus filhos assistam às aulas sobre esse tema. Partindo dessas constatações e com base nas discussões acerca do ensino dessa temática nos anos finais do Ensino Fundamental, nesta pesquisa, buscou-se responder à seguinte questão: Como a sexualidade está sendo trabalhada pelos professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental? Para respondê-la, definiu-se como objetivo geral: analisar as percepções, expectativas e dificuldades dos professores de Ciências, bem como, as práticas pedagógicas utilizadas, ao trabalharem com a temática da sexualidade. A fim de alcançar tal objetivo, buscou-se: (a) conhecer as percepções dos professores de Ciências, no que diz respeito à Educação Sexual e sexualidade; (b) identificar as estratégias utilizadas nas práticas pedagógicas, no que diz respeito ao ensino dos objetos de conhecimento que discorrem sobre a sexualidade e (c) caracterizar as expectativas e dificuldades enfrentadas por esses professores no que concerne às aulas ministradas sobre a temática da sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, sendo a coleta de dados realizada através de questionário semiaberto, aplicado a cinco professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Quanto aos resultados, os dados analisados apontaram que a maioria dos professores reconhece a importância da Educação Sexual no âmbito escolar, mas apresenta uma percepção biológica da sexualidade. Além disso, as estratégias utilizadas nas práticas pedagógicas estão restritas ao uso de livro didático, e as dificuldades desses professores no desenvolvimento de aulas sobre o tema estão relacionadas, entre outros fatores, à falta de formação continuada, ao receio da família e à imaturidade dos alunos.
Mots-clés: Ensino fundamental - Anos finais
Educação sexual
Sexualidade - Práticas pedagógicas
Professores de Ciências - Estudo e ensino
Résumé: Even though they recognise the importance of Sexual Education, many teachers are not prepared yet to address the issue of sexuality in the school space, and, as an aggravating factor, the lack of information means that many parents do not accept that their children attend classes on this topic. Based on these findings and on discussions about the teaching of this subject in the final years of primary education, this monograph aimed to answer the following research question: How is sexuality being addressed by Science teachers in the final years of primary school? To answer it, the following general objective was defined: to analyze the perceptions, expectations and difficulties of Science teachers, as well as the pedagogical practices used when working with the theme of sexuality. In order to achieve this goal, it was sought (a) to know the perceptions of science teachers regarding Sexual Education and sexuality, (b) to identify the strategies used in pedagogical practices, regarding the teaching of knowledge objects that deal with sexuality and (c) to characterize the expectations and difficulties faced by these teachers regarding the lessons taught on the sexuality theme. Methodologically, the research was anchored in the qualitative approach, of descriptive and exploratory nature, the data collection was carried out through semi-open questionnaire, applied to five science teachers of the final years of primary schools. Regarding the results, the analyzed data pointed out that most teachers recognize the importance of Sexual Education within the school environment, but present a biological perception of sexuality. In addition, the strategies used in the pedagogical practices are restricted to the use of textbooks, and the difficulties of these teachers in developing classes about the theme are related, among other factors, to the lack of continuous training, to the fear of the family, and to the immaturity of the students.
metadata.dc.subject.en: Elementary education - Final years
Sex education
Sexuality - Pedagogical practices
Science teachers - Study and teaching
Editeur: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 24-mai-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-31T19:35:20Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3908
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Educacao_Sexual_Escola_TCC_2023.pdf7,16 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.