Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3878
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Castro, Amanda Letícia Soares de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Tavares, Aureliana da Silva |
Référence bibliographique: | CASTRO, Amanda Letícia Soares de. A importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste em discussões sobre o tema a importância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral compreender as contribuições do lúdico para o processo de aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. E como objetivos específicos temos o intuito de: a.) Conhecer os principais conceitos do lúdico a partir da bibliografia consultada; b.) Analisar como é feita a abordagem do lúdico nos textos utilizados como base desta pesquisa; c.) Compreender como o lúdico pode proporcionar o aprendizado de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa trata-se de um estudo de caráter qualitativo do tipo pesquisa bibliográfica, com pesquisas através do Scielo, Google Acadêmico, Periódicos da Capes, Bibliotecas virtuais e sites acadêmicos, selecionando-as por meio de processo de leitura. Tendo como base os teóricos de Piaget (1972), Kishimoto (1993), Kishimoto (1994), Kishimoto,(2003) e Luckesi (2002). A cada dia que passa os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem-se presente no cotidiano das salas de aula através das atividades lúdicas como práticas pedagógicas. Os dados mostram que essas atividades são pensadas pelos docentes com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da autonomia, identidade, aperfeiçoamento das habilidades e comunicação dos alunos, sendo possível também aprender de forma prazerosa, tornando possível que o aluno faça parte do próprio processo de aprendizagem. |
Mots-clés: | Educação Ensino fundamental Ludicidade Ensino-aprendizagem |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 22-déc-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-21T22:45:48Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3878 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Ludico_Anos_TCC_2023.pdf | 310,69 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.