Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3878
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Castro, Amanda Letícia Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Aureliana da Silva
Citación : CASTRO, Amanda Letícia Soares de. A importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste em discussões sobre o tema a importância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral compreender as contribuições do lúdico para o processo de aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. E como objetivos específicos temos o intuito de: a.) Conhecer os principais conceitos do lúdico a partir da bibliografia consultada; b.) Analisar como é feita a abordagem do lúdico nos textos utilizados como base desta pesquisa; c.) Compreender como o lúdico pode proporcionar o aprendizado de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa trata-se de um estudo de caráter qualitativo do tipo pesquisa bibliográfica, com pesquisas através do Scielo, Google Acadêmico, Periódicos da Capes, Bibliotecas virtuais e sites acadêmicos, selecionando-as por meio de processo de leitura. Tendo como base os teóricos de Piaget (1972), Kishimoto (1993), Kishimoto (1994), Kishimoto,(2003) e Luckesi (2002). A cada dia que passa os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem-se presente no cotidiano das salas de aula através das atividades lúdicas como práticas pedagógicas. Os dados mostram que essas atividades são pensadas pelos docentes com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da autonomia, identidade, aperfeiçoamento das habilidades e comunicação dos alunos, sendo possível também aprender de forma prazerosa, tornando possível que o aluno faça parte do próprio processo de aprendizagem.
Palabras clave : Educação
Ensino fundamental
Ludicidade
Ensino-aprendizagem
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 22-dic-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T22:45:48Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3878
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Importancia_Ludico_Anos_TCC_2023.pdf310,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.